Em entrevista ao canal de notícias Band News, na terça-feira (18), o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Alfredo Cotait Neto, disse que o voto distrital misto é o caminho para “termos um legislativo mais qualificado”.
Cotait explicou que o projeto de lei (9212/2017) que sugere a mudança é de autoria do então senador José Serra e que, agora, o presidente da Câmara, Hugo Motta, vai colocá-lo para a avaliação de uma comissão. “Ele aproxima o eleitor do seu representado porque você passa a votar no candidato do seu distrito eleitoral. Com isso, você reduz custos das despesas e o sistema deixa de ser proporcional, sem o puxador de voto. Mais tarde você pode cobrar do seu deputado o desemprenho”.
No bate-papo com as jornalistas Lenny Leone e Andressa Guaraná, Alfredo Cotait contou ainda o porquê de o voto distrital ser importante para a CACB. “Para nós, é uma causa nacional. Não só apoiamos, como temos trabalhado muito para que os políticos discutam e aprovem essa mudança o mais rápido possível.”
A entrevista foi ao vivo para o programa Expresso Band News. Confira aqui o material na íntegra.