CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / CAPACITAÇÃO

Projeto Transformar encerra cursos de líderes e gestores em Minas Gerais

Entre novembro e fevereiro, representantes de ACEs mineiras puderam discutir melhorias para o desenvolvimento local dos municípios e conhecer meios de melhorar a gestão das entidades e das empresas associadas

23 de fevereiro de 2021 - 08:35

A CACB encerrou este mês dois cursos do projeto Transformar que tinham como objetivo capacitar gestores e líderes de associações comerciais de Minas Gerais para atuarem como agentes de desenvolvimento local em seus municípios.

As duas turmas, uma do curso intensivo de lideranças – voltada a presidentes, diretores, conselheiros e executivos – e a outra, do curso para gestores – voltada aos colaboradores – tiveram início em novembro e foram encerradas em fevereiro, com a apresentação de projetos que já estão sendo desenvolvidos nas associações comerciais mineiras, se utilizando da metodologia do Transformar.

De acordo com Eduardo Vieira, coordenador nacional do Transformar, o curso de lideranças incentivou a atuação institucional das entidades, com foco nas eleições municipais do ano passado, desde a participação na construção dos planos de governo dos candidatos, até a fiscalização do trabalho daqueles que foram eleitos. “A ideia foi apresentar aos postulantes às prefeituras e câmaras municipais uma pauta voltada ao desenvolvimento econômico local. Passadas as eleições, foco agora é cobrar dos governantes eleitos que ponham essas ações em prática”, explica.

No curso de gestores, foram abordados produtos e serviços oferecidos pela CACB para o desenvolvimento institucional e financeiro das entidades e, por consequência, das empresas a elas associadas.

José Geraldo dos Santos, consultor da Associação Comercial, Industrial e Rural de Andradas, conta que após o curso a entidade tem feito revisões em seu planejamento estratégico e já alcançou a marca de 720 associados. “As falas dos professores e dos outros participantes nos deram a oportunidade de fazer reflexões, mas também nos despertou a agir. Tenho um orgulho imenso desse convívio e quero dar continuidade a isso”, afirmou.

Já Elaine Gonçalves, executiva da  Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Itanhandu, destacou projetos como entrevistas com candidatos à Prefeitura da cidade e campanhas de natal, além do planejamento para 2021, que deve tirar do papel o impostômetro de Itanhadu. “O curso foi, sem dúvida, uma brilhante iniciativa. Já colocamos em prática muita coisa do que aprendemos aqui e em 2021 vamos continuar desenvolvendo este trabalho”, declarou.

Para o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, o curso deixa marcado a importância de as ACEs se posicionarem como o “quarto poder” da região em que atuam. “Ficou claro aos participantes que as entidades devem estar afinadas com os poderes constituídos, Executivo, Legislativo e Judiciário, e sempre à frente, com visão estratégica para não permanecerem como entidades insipientes, sempre buscando voos maiores para se tornarem desenvolvidas”, declarou.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311