Imprensa
CHAMA EMPREENDEDORA

Projeto liderado pela ACRio promete integrar o Brasil e promover a retomada do desenvolvimento econômico

Na primeira fase do programa, a Chama Empreendedora visitará 16 cidades brasileiras para direcionar empresários locais aos mecanismos que os ajudarão a se tornarem exportadores

7 de abril de 2016 às 13:16

A Chama Empreendedora, idealizada pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio), se propõe a ser uma das mais importantes ferramentas para o desenvolvimento e promoção da cultura exportadora no Brasil. O projeto consolidou fortes parcerias com Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Sebrae, Correios, Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE) e diversas redes de empresários de todo o país. O programa será realizado em duas fases. Na etapa pré-olímpica, a CHAMA EMPREENDEDORA e seus parceiros vão visitar 16 cidades brasileiras para despertar, informar e direcionar empresários locais aos mecanismos que os ajudarão a se tornarem exportadores. Tudo isso através de acesso às ferramentas de exportação, da consultoria dos parceiros, capacitação e de mecanismos concretos de facilitação dos processos para conquistar os mercados internacionais.

Chama-Empreendedora-em-Fortaleza

 

O circuito pré-olímpico de eventos da CHAMA EMPREENDEDORA começa dia 8 de abril, em Fortaleza (imagem acima), no Ceará, e se encerra dia 4 de maio, na cidade do Rio de Janeiro, um dia depois do início do revezamento oficial da Tocha Olímpica pelo país (Confira abaixo o roteiro com as cidades e as datas).

 

Cidades-Chama

Os eventos terão a seguinte formatação: abertura com a participação de autoridades, do presidente da Associação Comercial do município, de representantes da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) e da Associação dos Jovens Empresários (AJE) local. Após as boas vindas, será realizado um painel em formato de talk show, mediado pelo presidente da Associação Comercial local e com apresentação de um representante da Conaje e dos programas de exportação dos parceiros da CHAMA EMPREENDEDORA: Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), do MDIC; Sebrae no Pódio, do Sebrae Nacional; e Exporta Fácil, dos Correios.

Os encontros contarão ainda com um caso de sucesso de um empresário da localidade, inspirado na potencialidade de exportação da região, e com consultoria e atendimento gratuito sobre como exportar, realizados pelo Sebrae, MDIC e Correios.

 

Com base no mapeamento e cadastros realizados durante o circuito da CHAMA EMPREENDEDORA serão selecionados, em conjunto com o MDIC, empresas e produtos para a composição de um catálogo físico, para exposição de produtos brasileiros em mercados nacionais e internacionais. A relação contará com resumo do perfil do estado (histórico e potencial de exportação) e lista de empresas por estado (com perfil da empresa e especificação do produto).

Além do catálogo físico, a CHAMA EMPREENDEDORA irá selecionar empresas e produtos para a composição do catálogo virtual, que será disponibilizado em uma aba do projeto no portal Vitrine do Exportador (VE), do Governo Federal. Atualmente, 20 mil exportadores de bens e cerca de 9 mil exportadores de serviços participam da VE, cuja base de dados é atualizada mensalmente.

Gestão do Projeto

ACRio e CACB são responsáveis pela articulação dos parceiros nacionais, organização do projeto, promoção do programa e integração das atividades, mobilização das Associações Comerciais locais e facilitação dos eventos colocando a rede local como protagonista do processo.

Exporta Fácil – Caracteriza-se por facilitar o envio de remessas postais ao exterior. Ou seja, em qualquer ponto do território nacional, é possível ter acesso ao mercado externo, ao confiar aos Correios a remessa das mercadorias. Foi criado pensando em dar suporte ao processo de internacionalização das empresas de pequeno e médio porte ou mesmo a exportadores esporádicos. Cerca de 90% das remessas se referem às pequenas e médias empresas.

Sebrae no Pódio – Convenio de cooperação técnica entre Sebrae e Comitê Organizador Rio 2016 para contratação das empresas fornecedoras de produtos e serviços para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O objetivo é auxiliar as micro e pequenas empresas a participarem das oportunidades de negócios que são geradas por ocasião de megaeventos esportivos.

PNCE – O Plano Nacional de Cultura Exportadora foi criado com o objetivo de aumentar e qualificar a base exportadora através do desenvolvimento e difusão da cultura exportadora nos estados, por meio da capacitação de gestores públicos, empresários e profissionais de comércio exterior. O plano é uma ação integradora, que se realiza por meio de uma trilha de internacionalização das empresas.

Mais informações através do endereço eletrônico chamaempreendedora@acrj.org.br

Fonte: ACRio

Últimas Notícias

Primeiro texto da Reforma Tributária é convertido em lei Primeiro texto da Reforma Tributária é convertido em lei
REFORMA TRIBUTÁRIA 17 de janeiro de 2025 às 19:07

Primeiro texto da Reforma Tributária é convertido em lei

Diário do Comércio: Simples Nacional atinge a maioridade sob ameaça Diário do Comércio: Simples Nacional atinge a maioridade sob ameaça
Economia 15 de janeiro de 2025 às 10:42

Diário do Comércio: Simples Nacional atinge a maioridade sob ameaça

Sites publicam matérias sobre entrevista do presidente da CACB Sites publicam matérias sobre entrevista do presidente da CACB
CACB na mídia 14 de janeiro de 2025 às 15:51

Sites publicam matérias sobre entrevista do presidente da CACB

Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender
Novidade 10 de janeiro de 2025 às 18:03

Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender

Texto precisa ser sancionado em janeiro Texto precisa ser sancionado em janeiro
REFORMA TRIBUTÁRIA 6 de janeiro de 2025 às 12:47

Texto precisa ser sancionado em janeiro

Contribuição do MEI tem novo valor; Alfredo Cotait questiona o teto Contribuição do MEI tem novo valor; Alfredo Cotait questiona o teto
SIMPLES NACIONAL 6 de janeiro de 2025 às 11:11

Contribuição do MEI tem novo valor; Alfredo Cotait questiona o teto

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel