1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / FEDERACRE

Projeto em parceria com o Sebrae amplia o número de associações comerciais no Acre

Objetivo é instalar ACEs em todas as 22 cidades do estado. Até o momento, 10 entidades já estão em funcionamento

04 de setembro de 2019 - 16:06

No início dos anos 2000, todos os municípios do Acre possuíam associações comerciais em pleno funcionamento. No entanto, nos últimos 15 anos, uma série de adversidades fez com que essas entidades se dissipassem, restando apenas duas: uma na capital, Rio Branco, e outra no município de Cruzeiro do Sul.

Para reverter este quadro, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Acre (Federacre) e o Sebrae/AC desenvolveram um projeto para a reabertura de associações comerciais em todas as 22 cidades do estado. Até o momento, 10 entidades já estão à disposição dos empresários acreanos.

De acordo com o presidente da Federacre, Rubenir Guerra, o cenário era “nebuloso” e muito desafiador, já que muitos municípios do estado têm acesso restrito, aonde só se chega de avião ou barco. Ainda assim, a meta é de que, em um curto prazo, todas as cidades tenham uma associação comercial.

“O projeto tem duração prevista de três anos e o objetivo de implantar entidades que sejam autossustentáveis e que tenham segurança para trabalhar e não fecharem novamente. Estamos visitando todos os municípios e apresentando o que é uma associação comercial, como ela funciona e a gama de serviços que podem ser oferecidos para gerar renda”, explica Guerra.

I Congresso Federacre

Como mais uma ferramenta de fortalecimento do projeto, a Federacre e o Sebrae/AC realizam nos dias 9 e 10 de setembro o I Congresso de Associações Comerciais e Empresariais do Acre. De acordo com Guerra, o objetivo é estimular a integração das ACEs e treinar as diretorias para o desenvolvimento de suas entidades.

Com o tema “O Protagonismo Empresarial nos Municípios Acreanos”, a programação do evento vai discutir a importância das associações comerciais e seus colaboradores para o desenvolvimento local. O presidente da CACB, George Pinheiro, participa do encontro mediando o Painel Empresarial.

O governador do estado, Gladson Cameli, também confirmou presença no encontro. Segundo Guerra, uma carta de intenções será entregue ao líder do estado, com reivindicações como a justa valorização e consumo da produção e do comércio local e a melhoria da comunicação entre os municípios.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311