O Programa Lidera Mais foi lançado na última terça-feira (10) em Natal (RN) e contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre lideranças empresariais e representantes do poder público. A iniciativa faz parte do Programa Empreender e vai beneficiar 120 empresas do comércio de bens, serviços e turismo, alcançando mais de 400 pessoas.
O Lidera Mais é um pacote de serviços de mapeamento de competências, capacitação, mentoria e orientação para o desenvolvimento de lideranças. Inicialmente, serão atendidos empresários de Natal, Mossoró, Caicó e Currais Novos. O projeto será executado pela Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Norte (Facern), em parceria com a Federação do Comércio do Rio Grande do Norte (Fecomércio/RN) e o Sebrae/RN.
O vice-presidente da Micro e Pequena Empresa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e presidente da Facern, Itamar Manso, prestigiou a cerimônia e lembrou da perenidade do Programa Empreender no Rio Grande do Norte, que é executado há cerca de 20 anos e nunca foi descontinuado.
“Hoje, junto com a Fecomércio/RN e outros parceiros, demos um importante passo para viabilizar iniciativas que vão apoiar as lideranças empresariais. Vamos agora discutir as necessidades e identificar as áreas prioritárias para serem atendidas pelo programa”, disse Itamar Manso.
O diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, destacou a importância da união do corpo empresarial como um dos fatores de sucesso para a iniciativa no estado. “Essa proximidade é importante para discutir ações e políticas que venham a estimular o empreendedorismo”, declarou o dirigente durante a cerimônia.
Para o presidente da Fecomércio/RN, Marcelo Queiroz, o Lidera Mais contribui para ampliar a oferta de capacitações para gestores e deve impulsionar negócios de todas as regiões do estado. “Nossa meta é fortalecer os negócios potiguares de dentro para fora, ampliando as habilidades de gestão dos nossos empresários e capacitando-os para os desafios da liderança”, afirmou Queiroz.
Já o superintendente da CACB, Carlos Alberto Rezende, reforçou que as iniciativas do empreendedorismo brasileiro têm alcançado destaque internacional. “Temos muitas experiências bem-sucedidas e que têm sido exportadas para países da África e da União Europeia. São metodologias consistentes focadas no eixo da competitividade”, afirmou.
A partir da assinatura do termo de parceria para a realização do programa, que ocorreu durante cerimônia na sede da Fecomércio/RN, as entidades parceiras vão iniciar seus planos de trabalho. Entre os resultados esperados para o projeto estão melhorias de processos, produtos e serviços e aumento de cerca de 80% na produtividade das empresas atendidas.
Os empresários interessados em fazer a pré-adesão ao programa podem acessar o link:
https://conteudo.fecomerciorn.com.br/lideramais
Com informações da Fecomércio/RN