Com auditório lotado a Acita, Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira, realizou nesta terça-feira, 16 de fevereiro, a primeira edição do Café Empresarial do ano de 2016. Durante o evento o público pode acompanhar a palestra “Realize – Transforme o associativismo empreendedor em histórias de sucesso”, com o consultor e palestrante Ricardo Carrijo Lino. Na oportunidade aconteceu o lançamento do Programa Empreender, uma iniciativa da CACB, Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil e do Sebrae, em parceria com a Federaminas.
O Presidente da Acita, Eugênio Müller, deu boas-vindas aos participantes e destacou a entidade como a casa do empreendedor que busca o fortalecimento da classe empresarial de Itabira e região. Eugênio disse que a implantação do Programa Empreender em Itabira pode ser uma opção criativa para atrair desenvolvimento.
Durante a palestra, Ricardo Carrijo discursou sobre a importância do empreendedorismo mesmo em momentos difíceis e também sobre o Programa Empreender como uma oportunidade de crescimento para pequenas e médias empresas.
“Itabira é uma cidade privilegiada em ter um programa como este. Em 853 municípios mineiros a cidade foi uma das 10 escolhidas. Vamos aproveitar. Não percam esta oportunidade”, afirmou Carrijo.
O Empreender tem uma projeção nacional e já beneficiou mais de 70 mil empresas vinculadas às associações comerciais no País. Teve início na década de 80 em Santa Catarina.
O programa procura elevar a competitividade e consequentemente a sobrevivência das micro e pequenas empresas. Faz parte do Empreender também, a busca por novos mercados e tecnologias, além de sensibilizar os empresários para a adoção de posturas frente aos desafios atuais.
A ideia básica do programa é apoiar as empresas organizadas nos chamados Núcleos Setoriais, que foram identificados como segmentos econômicos estratégicos com potencial de crescimento. Os Núcleos selecionados em Itabira são cinco: Bares, restaurantes e lanchonetes; – Imobiliárias; – Indústria/Parque Industrial; – Hotéis e pousadas e Salão de Beleza. Neste primeiro momento serão trabalhados os setores de bares, restaurantes e lanchonetes e imobiliárias. Cada grupo deve desenvolver um plano de ação voltado para resultados.
Os Núcleos vão contar com o apoio de um Comitê Gestor, formado por representantes de instituições parceiras que darão suporte ao Programa, contribuindo com sugestões, reforçando a ideia do associativismo, colaborando com as diretrizes e auxiliando na viabilização do Empreender. O Comitê Gestor, em Itabira, é formado por representantes das seguintes instituições: Sebrae, Unifei, Funcesi, Senac, Senai e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Após a palestra os primeiros Núcleos foram concluídos e devem iniciar os trabalhos em breve. O trabalho vai ocorrer por meio de reuniões quinzenais com duração de no máximo 2 horas, em dias e horários definidos pelo grupo.