A CACB deu início esta tarde ao X Encontro Nacional dos Presidentes, Executivos , Comerciais e Gestores das Autoridades de Registro (ARs) da Rede AC CACB de Certificação Digital. Durante a abertura do encontro, o presidente da entidade, George Pinheiro, se disse alegre pela oportunidade de reunir a equipe responsável pelo sucesso do serviço. “Não vendemos certificados para as empresas, mas sim para os sócios, que têm grande importância para o nosso sistema”, disse.
Para Pinheiro, o desafio de aumentar ainda mais o número de emissões de certificados é um trabalho ousado, mas necessário. “Não tenho medo de ousar e pensar grande. A CACB vai pensar muito maior do que tem pensado até aqui. Esse trabalho é ousado e só vai acontecer com o apoio e o esforço de vocês, que estão na ponta e fazem os serviços da CACB acontecerem”, destacou.
Renato Martini, presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), destacou a importância da desmaterialização de processos e do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil nesse contexto. “O empresário não precisa mais do excesso de papéis, do motoboy ou do carimbo. A certificação digital é um passo essencial, que se o Brasil não der, estará se colocando fora do crescimento econômico mundial. Essa inovação, que antes parecia criar vítimas, hoje cria grandes oportunidades”, afirmou.
O Certificado Digital só deu certo no Brasil, segundo Martini, por ser um processo autossustentável: cerca de 85% dos certificados atualmente são utilizados no setor empresarial. “O serviço precisa de capilariadade. Não adianta criar regras, se eu não tiver um agente de registro, um canal de relacionamento, que é a figura que explica o sucesso das emissões nas ARs brasileiras”, disse.
“Apesar de todos os nossos esforços pela segurança do serviço, ainda somos vítimas de fraudes”, disse Martini ao destacar a importância do uso da biometria nas emissões dos certificados digitais no Brasil. Ele afirma serem mínimos os casos de fraude no sistema, mas deixou claro o desgaste da imagem e o prejuízo financeiro que eles podem causar às empresas.
Leonardo Gonçalves, diretor de varejo e canais da Certisign, apresentou dados da emissão de certificados e disse que, apesar do sucesso, é importante que se trabalhe para ampliar ainda mais o serviço e gerar mais receitas. “A CACB possui 328 pontos de atendimentos. Se não tivermos engajamento na ponta, não teremos sucesso. Por isso é preciso tornar as associações comerciais mais vendedoras”, disse.
“Para a CACB, todos têm a mesma importância, todos formamos juntos esse grande universo de representação empresarial”, destacou Luiz Antônio Bortolin, executivo coordenador do Progerecs (Programa de Geração de Receitas e Serviços da CACB), ao discorrer também sobre a ampliação dos serviços.
Premiação
A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) e a Associação Comercial e Empresarial de Rondonópolis-MT (Acir) foram premiadas com uma placa que parabeniza o desempenho das entidades nas emissões de certificados digitais.
A Faciap, que possui 111 agentes de registro no estado, representa 40% das emissões brasileiras. Já a Acir, é a associação com a maior média de emissões: 400 por dia.
De seis de março de 2015 à mesma data deste ano, o sistema que integra a CACB emitiu 125.989 certificados, gerando uma receita de mais de R$ 65 milhões, para as entidades que fazem parte do processo.
Renato Martini foi premiado pelo apoio e pela parceria do ITI, mesmo motivo da entrega da Placa para Leonardo Gonçalves, da Certisign.
O encontro
Profissionais de todas as partes do país devem trocar experiências, conhecer novos serviços e definirem metas a serem alcançadas ao longo de 2016. O encontro vai até a próxima quinta-feira (10) e acontece no Hotel Cullinan, em Brasília. Clique e acesse a programação completa.