1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Progerecs dá início a encontro com profissionais de todo o país

Emissão de certificados gerou mais de R$ 65 milhões de receita para o sistema CACB em um ano

08 de março de 2016 - 21:49

 

A CACB deu início esta tarde ao X Encontro Nacional dos Presidentes, Executivos , Comerciais e Gestores das Autoridades de Registro (ARs) da Rede AC CACB de Certificação Digital. Durante a abertura do encontro, o presidente da entidade, George Pinheiro, se disse alegre pela oportunidade de reunir a equipe responsável pelo sucesso do serviço. “Não vendemos certificados para as empresas, mas sim para os sócios, que têm grande importância para o nosso sistema”, disse.

Para Pinheiro, o desafio de aumentar ainda mais o número de emissões de certificados é um trabalho ousado, mas necessário. “Não tenho medo de ousar e pensar grande. A CACB vai pensar muito maior do que tem pensado até aqui. Esse trabalho é ousado e só vai acontecer com o apoio e o esforço de vocês, que estão na ponta e fazem os serviços da CACB acontecerem”, destacou.

IMG_6493

Leonardo Gonçalves, George Pinheiro e Renato Martini

Renato Martini, presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), destacou a importância da desmaterialização de processos e do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil nesse contexto. “O empresário não precisa mais do excesso de papéis, do motoboy ou do carimbo. A certificação digital é um passo essencial, que se o Brasil não der, estará se colocando fora do crescimento econômico mundial. Essa inovação, que antes parecia criar vítimas, hoje cria grandes oportunidades”, afirmou.

O Certificado Digital só deu certo no Brasil, segundo Martini, por ser um processo autossustentável: cerca de 85% dos certificados atualmente são utilizados no setor empresarial. “O serviço precisa de capilariadade. Não adianta criar regras, se eu não tiver um agente de registro, um canal de relacionamento, que é a figura que explica o sucesso das emissões nas ARs brasileiras”, disse.

“Apesar de todos os nossos esforços pela segurança do serviço, ainda somos vítimas de fraudes”, disse Martini ao destacar a importância do uso da biometria nas emissões dos certificados digitais no Brasil. Ele afirma serem mínimos os casos de fraude no sistema, mas deixou claro o desgaste da imagem e o prejuízo financeiro que eles podem causar às empresas.

Leonardo Gonçalves, diretor de varejo e canais da Certisign, apresentou dados da emissão de certificados e disse que, apesar do sucesso, é importante que se trabalhe para ampliar ainda mais o serviço e gerar mais receitas. “A CACB possui 328 pontos de atendimentos. Se não tivermos engajamento na ponta, não teremos sucesso. Por isso é preciso tornar as associações comerciais mais vendedoras”, disse.

“Para a CACB, todos têm a mesma importância, todos formamos juntos esse grande universo de representação empresarial”, destacou Luiz Antônio Bortolin, executivo coordenador do Progerecs (Programa de Geração de Receitas e Serviços da CACB), ao discorrer também sobre a ampliação dos serviços.

Premiação

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) e a Associação Comercial e Empresarial de Rondonópolis-MT (Acir) foram premiadas com uma placa que parabeniza o desempenho das entidades nas emissões de certificados digitais.

A Faciap, que possui 111 agentes de registro no estado, representa 40% das emissões brasileiras. Já a Acir, é a associação com a maior média de emissões: 400 por dia.

De seis de março de 2015 à mesma data deste ano, o sistema que integra a CACB emitiu 125.989 certificados, gerando uma receita de mais de R$ 65 milhões, para as entidades que fazem parte do processo.

Renato Martini foi premiado pelo apoio e pela parceria do ITI, mesmo motivo da entrega da Placa para Leonardo Gonçalves, da Certisign.

Homenageados posam com George Pinheiro e presidentes de Federações de todo o país

Homenageados posam com George Pinheiro e presidentes de Federações de todo o país

O encontro

Profissionais de todas as partes do país devem trocar experiências, conhecer novos serviços e definirem metas a serem alcançadas ao longo de 2016. O encontro vai até a próxima quinta-feira (10) e acontece no Hotel Cullinan, em Brasília. Clique e acesse a programação completa.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Neusa Galli Fróes
    Froés berlato associadas

    Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • neusa@froesberlato.com.br
    Telefones:
    (51) 3388 6847 / (51) 9123 6847

    E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311