A primeira reunião do Conselho Deliberativo da CACB foi realizada nessa terça-feira (12/3), na sede da entidade, em Brasília. Os dirigentes debateram projetos, novas iniciativas, soluções e ações institucionais para fortalecer a atuação em defesa dos interesses dos empresários brasileiros.
“Somos os porta-vozes do empreendedorismo e temos a capacidade de mobilizar sociedade e o governo, como os representantes das frentes parlamentares, somando a eles empresários e conselhos consultivos”, disse o presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto. Ele destacou que uma das premissas para 2024 é o incentivo à exportação por meio de ações e parcerias, como com o Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx).
“Queremos incentivar a exportação do pequeno empreendedor em todo o Brasil. Vamos fazer um grande movimento para incluir nossas empresas associadas no contexto do comércio exterior”, reforçou. Cotait comentou ainda sobre uma missão ao Quênia, no final de fevereiro, e falou sobre o potencial de negócios com o país africano.
A missão, segundo ele, possibilitou grandes oportunidades de reuniões e trocas comerciais entre compradores e vendedores, que conseguiram efetivar negócios na ordem de 700 mil dólares. De acordo com o presidente, a ideia é estimular as empresas e os dirigentes das entidades estaduais para fortalecer o canal do programa Empreender Exportação.
O vice-presidente Jurídico da Confederação, Anderson Trautman Cardoso, apresentou as pautas que a entidade está à frente, atuando junto aos Três Poderes para garantir os interesses do empresariado brasileiro. “Temos um potencial ímpar de contribuir com o desenvolvimento deste país e assim temos trabalhado”, declarou.
Entre os pleitos, destaca-se a regulamentação da reforma tributária, reforma administrativa, trabalho aos domingos e feriados, desoneração da folha de pagamentos, atualização da tabela do Microempreendedor Individual (MEI), possibilitando a contratação de dois empregados; entre outros.
CMEC
A presidente do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), Ana Claudia Badra Cotait, agradeceu o apoio dos presidentes das entidades estaduais do Sistema CACB para a constituição de uma rede sólida de conselhos da mulher, com ações e eventos relevantes para o desenvolvimento do empreendedorismo feminino.
“Hoje estamos com 750 Conselhos de Mulheres em quase todo o Brasil, além de uma série de ações, como o We Forum (Women Entrepreneur Forum), evento internacional que reunirá CEOs nacionais e internacionais, tanto mulheres quanto homens, nos próximos dias 25 e 26 de março. Sabemos que esses momentos são de inspiração, de incentivo e motivam as mulheres a empreender e a pensar em seus negócios”, aponta Ana Claudia.
Programa Empreender e AL-Invest Verde
O superintendente da CACB, Carlos Alberto Rezende, apresentou as ações do Programa Empreender que englobam o apoio à operação dos núcleos setoriais em municípios do país, em parceria com o Sebrae. Outra ação do Empreender é o Programa de Fomento ao Crescimento e Fortalecimento das ACEs do Sistema CACB.
“O Programa de Fortalecimento das ACEs está sendo um sucesso muito grande e seus eventos de lançamento nos estados têm sido prestigiados com a participação de muitos dirigentes. Esse trabalho vai permitir um intercâmbio e troca de informações entre presidentes de ACEs, além de melhorias na gestão, competitividade e desempenho das entidades”, observou. Rezende também informou sobre o Encontro AL-Invest, que será em outubro, no Pará, para debater sustentabilidade e temas como economia circular e de baixo carbono.
Projeto Brasil Sustentável
Também foi destacada a importância de parcerias, como a da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que vai trabalhar compras sustentáveis junto às prefeituras. A CACB tem um projeto integrado com a CNM para ações de capacitação dos empreendedores para produzir e comercializar de forma sustentável. Serão aportados R$ 8,3 milhões em recursos no Projeto Brasil Sustentável, que vai abranger, inicialmente, 40 municípios.
Clique aqui e acesse as fotos da reunião.
Fotos: Tauan Alencar