1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / PARANÁ

Primeira AGO da Faciap Jovem reúne em Curitiba 90 empresários

Jovens de 17 cidades do PR participaram de visitas técnicas e reuniões para discutir novos projetos da pasta

17 de abril de 2019 - 09:43

A diretoria da Faciap Jovem realizou a primeira Assembleia Geral Ordinária (AGO) na última sexta (12) e sábado (13), em Curitiba. Noventa empresários de conselhos jovens de 17 cidades do Paraná vieram à capital para visitas técnicas e reuniões para discutir novos projetos da pasta.

Na sexta-feira, o grupo foi dividido em dois. A sede da Faciap foi o primeiro local visitado, onde os jovens conheceram um pouco mais sobre o atendimento que a entidade oferece às associações comerciais e os benefícios criados pela federação para ajudar as empresas a crescerem. Eles também estiveram na sede da New Holland, na Cidade Industrial, e no Vale do Pinhão, movimento criado pela prefeitura da capital para promover ações inovadoras por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento.

Para o presidente do Conjove Irati e também vice-presidente da Faciap Jovem, Jaime Antonio Martini Junior, que participou de uma AGO pela primeira vez, conhecer a visão empreendedora das empresas e da Faciap deu a ele mais conhecimento para contribuir com os jovens da sua região. “Eu não fazia ideia de como esse encontro era importante. Saí da assembleia com muito conteúdo para ser compartilhado e, assim, trazer mais empreendedores para somar com o nosso time”, disse Jaime.

Douglas Alexandre Schütze, presidente do Cojem de Marechal Cândido Rondon, diz que as AGO’s são fundamentais para que os conselhos troquem experiências e possam replicar os novos projetos em suas cidades. “Estamos sempre em busca de mais conhecimento e novas oportunidades. Não é à toa que Marechal foi a maior caravana”, contou Douglas.

Segundo o presidente da Faciap Jovem, Michael Tamura, reunir 17 cidades em Curitiba, em que não há um conselho jovem, é uma demonstração de que o grupo está focado e com vontade de trabalhar. “O jovem empresário tem a vontade e o potencial de transformar o contexto em que ele está. Por isso, precisamos oferecer a ele as ferramentas e incentivá-lo a fazer a diferença”, afirmou ele.

Novos projetos

O segundo dia da AGO foi de reuniões, no hotel Mabu, em Curitiba, para desenhar os novos projetos da Faciap Jovem. Entre eles, as ações voltadas para fortalecer os conselhos de desenvolvimento. Em cada uma das regiões, haverá um jovem responsável por acompanhar mais de perto o trabalho dos conselhos e contribuir com as estratégias de crescimento dos diferentes territórios do Paraná.

Outro projeto da Faciap Jovem envolve a capacitação de empreendedores. A ideia é organizar cursos e palestras que abordam temas ligados ao empreendedorismo, em que os empresários irão aprender com nomes como Marçal Siqueira, que é coach de performance e especialista em gestão empresarial. O piloto está sendo finalizado e deve ser lançado no segundo semestre deste ano. Todas as associações comerciais terão acesso aos cursos.

E por acreditar que o empreendedorismo traz impactos positivos profundos na sociedade e pode mudar a realidade, a diretoria da Faciap Jovem decidiu levar a cultura empreendedora até os milhares de jovens que tem o desejo, mas não tem os recursos, para começar o próprio negócio. O programa Brasil Mais Empreendedor irá abrir turmas no Paraná para ensinar sobre negócios a jovens em vulnerabilidade social. “A Faciap Jovem irá possibilitar a atuação do programa por meio dos conselhos jovens das associações comerciais”, explicou Michael Tamura. A primeira turma recebeu os diplomas no último domingo, em Londrina.

Fonte: Faciap

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311