A retração de 4,08% do PIB, segundo prévia do Banco Central, surpreendeu o presidente do Conselho Empresarial de Políticas Econômicas da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio), Marcílio Marques Moreira. Segundo ele, a prévia é compatível com a realidade.
“Fiquei surpreso com o resultado. Estava esperando algo em torno de -3,5%, mas, pela evolução dos últimos meses, deve permanecer de acordo com a expectativa do BC”, explicou Marcílio, nesta quinta-feira (18/2), durante reunião do Conselho.
O resultado oficial do Produto Interno Bruto (PIB) será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no dia 3 de março. Para Marcílio, que já foi ministro da Economia, Fazenda e Planejamento, em 1993, sem mudanças na conjuntura política, a expectativa para 2016 aponta para mais resultados negativos.
“O que me preocupa é que as projeções para 2016 também são ruins e isso, em termos de renda per capita, seria uma queda de mais de 10%”.
Posse e homenagem
Na ocasião, o presidente do CE de Políticas Econômicas apresentou o embaixador Luiz Felipe de Seixas Corrêa como novo integrante do Conselho.
“Recebemos o embaixador com grande alegria. Tem muito a contribuir com este conselho, à ACRio e ao Brasil”, afirmou Marcílio.
Seixas Corrêa recebeu certificado das mãos do presidente da ACRio, Paulo Protasio, e de Marcílio Marques Moreira. O diplomata exaltou o trabalho que tem sido feito na casa e que pretende contribuir o quanto puder. “É com imensa honra e satisfação que recebo esse diploma das mãos de dois queridos amigos. Muitos anos trabalhando juntos, debatendo, conversando e seguindo a mesma trajetória”, declarou o novo conselheiro.
O Conselho também prestou homenagens ao embaixador Luiz Felipe Lampreia, que faleceu no início deste mês. Os integrantes da reunião lembraram de histórias e das características de Lampreia. “De certa maneira, o que aconteceu hoje representa a roda da vida. Dois primos embaixadores. Um, infelizmente, se despediu de nós e outro assume o seu lugar”, observou Marques Moreira.
Fonte: ACRio