1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / FACMAT

Presidentes de Associações Comerciais de Mato Grosso debatem fortalecimento das entidades

Este foi o segundo encontro do ano e discutiu vários assuntos de interesse das entidades

29 de março de 2019 - 09:50

Presidentes de Associações Comerciais e Empresariais de vários municípios de Mato Grosso tiveram um dia de troca de experiências e informações estratégicas, nesta quinta-feira (28), durante reunião na sede da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat), em Cuiabá. Este foi o segundo evento do ano e discutiu vários assuntos de interesse das entidades.

Na abertura da reunião, o presidente da Facmat, Jonas Alves, falou da importância de fortalecer as associações comerciais em todo o estado. Nesse sentido, a Federação tem feito uma série de visitas nas regiões, levando palestras e orientação aos associados e empresários locais. “As associações comerciais representam a voz dos empresários nos municípios e a troca de experiências é fundamental para o fortalecimento do sistema associativista”, afirmou.

A Taxa de Segurança Contra Incêndio (Tacin) foi bastante debatida pelos presidentes, diante da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Roberto Barroso, favorável ao recolhimento da taxa pelos empresários, divergindo do entendimento do ministro Gilmar Mendes.

“Nossa recomendação é que os empresários recolham a Tacin no prazo de vencimento, ou seja, dia 29 de março, e nós vamos continuar na luta pela extinção da cobrança”, informou o assessor Jurídico da Facmat, Rafael Furman.

A prestação de contas de 2018 da Facmat também foi apreciada pelos presentes, e aprovada por unanimidade. Segundo o assessor Contábil da Federação, Cleyton Leão, a entidade conta com saúde financeira e excelente gestão.

A reunião abordou ainda temas como incentivos fiscais; impostos; Clube de Benefícios; vices-regionais; Congresso Mundial de Câmaras, de 12 a 14 de junho, no Rio de Janeiro; parceria com o Sebrae-MT, entre outros.

O evento acontece de três a quatro vezes por ano, em Cuiabá. O primeiro foi nos dias 24 e 25 de janeiro, durante a posse dos novos presidentes das Associações Comerciais. As próximas serão nos dias 13 e 14 de agosto; e 29 de novembro.

Além disso, são realizados encontros regionais para debater assuntos com as entidades que compõem cada polo. Conforme programação deste ano, no dia 17 de maio será em Primavera do Leste, e no dia 18 de outubro, em Tangará da Serra.

Participaram da reunião desta quinta-feira os presidentes das Associações Comerciais de Primavera do Leste, Alto Araguaia, Cáceres, Campo Verde, Colíder, Guarantã do Norte, Rondonópolis, Rosário Oeste e Cuiabá.

Sobre a Facmat

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat) é uma entidade com a missão de integrar a classe empresarial mato-grossense. Congrega 54 Associações Comerciais e Empresariais em Mato Grosso e integra a CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil. Esse sistema associativista é composto por mais de 2.300 Associações em todo o país, com mais de 2 milhões de empresários. O papel da Facmat é trabalhar ao lado dos empresários, buscando soluções institucionais e organizacionais que apoiem o desenvolvimento da economia de Mato Grosso. A Federação é a Voz do empresários e possibilita que as demandas da classe sejam colocadas nas mesas de discussões de Governos e entidades estaduais e nacionais.

Fonte: Facmat

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311