1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / FACISC

Presidentes das Associações Empresariais de SC se reúnem em Joinville

George Pinheiro, presidente da CACB, esteve no encontro. AL Invest 5.0 foi tema de painel esta manhã

10 de maio de 2017 - 16:00

A reunião do Conselho Diretor da FACISC aconteceu na manhã da quarta-feira, 10/5 com a presença de presidentes, diretores e colaboradores das associações empresariais de Santa Catarina, a diretoria e corpo técnico da Facisc, além de representantes do Conselho das Mulheres e dos Jovens Empresários, Ceme e Cejesc. O presidente da CACB, George Pinheiro, também participou do evento.

O presidente da Facisc, Ernesto Reck, deu boas vindas aos participantes e destacou a importância das pessoas na manutenção de uma entidade proativa. “A Facisc é feita de pessoas. São elas que movem a Federação e só temos a agradecer pela dedicação de cada um dos que estão aqui de forma voluntária”.

O diretor financeiro da FACISC, Doreni Caramori Jr, apresentou o sistema de governança financeira da Federação. “Entender o processo é a grande base do nosso trabalho”. Ele apresentou os relatórios financeiros e resultados alcançados pela entidade. O integrante do Conselho Fiscal, José Carlos de Souza, ressaltou a organização da Federação em relação ao processo. “Faço parte de várias entidades e tenho que destacar a transparência e a organização da Facisc no processo de contas. É muito tranquilo analisar a prestação de contas neste formato”. Caramori explicou sobre a independência da Facisc em relação à questão financeira. “Atualmente a Facisc tem 90% da sua receita proveniente de soluções empresariais e 10% de mensalidades. 80% dessa receita é vinda de soluções próprias”.

APP Hora Voluntário e Relatório de Sustentabilidade

A Facisc lançou durante o evento o APP Hora Voluntário, uma iniciativa que vai ajudar àqueles que fazem trabalho voluntário a mensurar o quanto se doam em prol das causas que acreditam. O lançamento foi feito pelo vice-presidente de Inovação da Facisc, Marcus Rocha. No mesmo evento, a Facisc lançou a edição 2016 do seu Relatório de Sustentabilidade.

Rede de Notícias

Os comunicadores das associações empresariais que participam da Rede de Notícias da FACISC (RNF) foram reconhecidos pelo trabalho realizado no último ano. Gisele Girardi da Acibalc de Balneário Camboriú e Camboriú, Juliete Tambosi da Acirs de Rio do Sul e Marcelo Coant de São Lourenço do Oeste foram os três contemplados pelo programa de reconhecimento da Rede.

Al Invest

A terceira etapa da reunião foi o painel Al Invest 5.0. O 2º vice-presidente, André Armin Odebrecht, falou sobre a importância da Facisc ser selecionada pela União Europeia para desenvolver um programa em Santa Catarina que tenha como objetivo final a redução a pobreza na América Latina. “O Al Invest visa criar metodologias para empresas, criar redes colaborativas, fortalecer o Programa Empreender, empoderamento das mulheres, entre outras ações que vem sendo desenvolvidas pela Federação. A FACISC foi uma das 26 iniciativas aprovadas na América Latina. No Brasil são apenas três entidades aprovadas pela União Europeia.

A FACISC trouxe para Joinville palestra com um dos especialistas internacionais do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, Francisco Estrazulas, que é especialista em Integração e Comércio do BID e falou sobre como é possível firmar parcerias com o Banco para desenvolver empresas catarinenses. Além disso, apresentou a rede social empresarial do Programa AL INVEST, dedicada a promover o desenvolvimento das pequenas e médias empresas na América Latina. No evento, ele assinará o Termo de Adesão do BID na Rede Colaborativa Al Invest, desenvolvida pela FACISC.

Outra palestrante de renome internacional que participou dos eventos da FACISC, é Christian Pouillaude que tem 40 anos de vida profissional na montadora francesa Renault. Atua no mundo corporativo com atividades de consultoria, é professor e representante da Instituição Francesa Échanges et Consultations Techniques Internationaux (Ecti) no Rio de Janeiro. Ele apresentou as ações da entidade pelo mundo e propôs parcerias para presidentes de ACIs, diretores e consultores durante o evento da FACISC.

Cecília Peredo, subgerente de Operações da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços, e Turismo (CAINCO) da Bolívia, entidade que lidera o consórcio de 11 organizações internacionais do mais importante programa Al Invest, também palestrou no evento e apresentou as particularidades da entidade.

Facisc assina protocolo de intenções da Rede Colaborativa Al Invest

A Federação assinou na manhã desta quarta-feira, 10/5, o protocolo de intenções da adesão da Rede Colaborativa Al Invest. O Sebrae/SC, o Badesc, o BRDE são entidades que passam a fazer parte da Rede.

De acordo com o diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Sérgio Fernandes Cardoso, a Facisc é o grande parceiro do Sebrae de Santa Catarina, pela forte e efetiva atuação na mobilização de empresários vinculados às Associações Empresariais por meio de núcleos estruturados. “Precisamos somar forças e não só atuarmos de forma independente. É o momento de integrar diversos segmentos que trabalham em prol do empresariado catarinense na Rede Colaborativa promovida pela Facisc”, destaca Cardoso.

A Rede Colaborativa da Facisc tem o foco no desenvolvimento sustentável de empresas catarinenses por meio de parcerias com instituições públicas e privadas que atendam aos anseios da classe empresarial e ofereçam soluções para a gestão institucional e financeira em todo o Estado de Santa Catarina. Nesta semana, a Facisc convidou o Badesc, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS/SC) para aderirem ao projeto.

“Essas são as primeiras dentre várias entidades estratégicas que convidaremos a participar da adesão à Rede a fim de gerar mais oportunidades aos talentosos empresários de micro, pequenas e médias empresas e que precisam ainda de preparação e capacitação para evoluírem em seus negócios”, afirmaram o presidente em exercício da Facisc, André Armin Odebrecht.

Al Invest

O Al-Invest 5.0 é um programa de financiamento em parceria da União Europeia com a América Latina que tem por objetivo a redução da pobreza na região e melhoria na produção de micro, pequenas e médias empresas. A Facisc foi uma das entidades selecionadas da América Latina para desenvolver projetos de sustentabilidade econômica.

Na prática, a Federação vai desenvolver metodologias para empresas e organizações empresariais, capacitações, criação de redes colaborativas com o fortalecimento dos núcleos do Programa Empreender, que reúne atualmente cerca de 7.209 mil empresas em 502 núcleos, uma plataforma web para conectar as empresas que atuam no Sistema Facisc, capacitações para participação em licitações, para gestão empresarial, realização de rodada de negócios, feiras, missões internacionais, e aumento da capacidade de acesso a financiamentos.

O empoderamento da mulher também será trabalhado através de ações que fortaleçam o Conselho Estadual da Mulher Empresária e os núcleos de mulher, que reúnem cerca de 1 mil mulheres empresárias só em Santa Catarina. Entre essas ações, serão realizados treinamentos voltados para formação de lideranças empresariais e políticas. No Programa Empreender, num universo de 6 mil empresários, 42% são mulheres.

A União Europeia apoia o fortalecimento do tecido institucional da Facisc e das outras demais 26 instituições para promover o desenvolvimento, melhorar a economia, gerar emprego e fazer com que o cidadão possa ter o seu próprio sustento na América Latina. A Confederação das Federações de Associações Empresariais do Brasil (CACB) faz parte do consórcio executor do AL-Invest 5.0, que é formado por 11 organizações internacionais e coordenado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz da Bolívia (CAINCO).

Fonte: Associação Empresarial de Joinvile/Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311