Começou, nesta quarta-feira, 20, a Feira Internacional de Turismo do Pantanal, no Centro de Eventos, em Cuiabá. A estimativa é que mais de 100 mil pessoas passem pelo evento até domingo, 24. A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades mato-grossenses, de estados do Brasil Central e de países que compõem a Zona de Integração do Centro-Oeste Sul-Americano – Zicosur: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru,além de China e México.
O presidente da CACB, George Pinheiro, esteve em Cuiabá para participar da abertura do evento, convidado pelo presidente da FACMAT,Jonas Alves. Na noite de terça-feira, 19, os dois participaram do jantar de abertura da feira, e fizeram parte do dispositivo de honra, juntamente com as autoridades nacionais e estrangeiras.
Durante a solenidade de abertura, o governador Pedro Taques agradeceu o empenho dos envolvidos na realização da feira e destacou algumas das ações que o Estado vem desenvolvendo para fomentar o turismo mato-grossense. “Agradeço aos empresários do trade turístico de Mato Grosso pela oportunidade de realizarmos este evento em conjunto. Nosso Estado tem inúmeras belezas, como a Chapada dos Guimarães, o Pantanal, as belas praias do Araguaia, o turismo indígena. E tudo isso precisa ser mostrado ao mundo. Cabe ao Governo do Estado fazer esta divulgação e a FIT vem com este objetivo. Eu acredito na indústria turística, que é sustentável e rentável. Temos um projeto estratégico e nossas potencialidades precisam ser concretizadas”.
Para George Pinheiro, a realização da feira e do encontro da Zicosur é de suma importância, principalmente neste momento de crise em que o país está passando. “Este evento, que reúne vários estados brasileiros e países da América do Sul vai reativar a nossa economia. A iniciativa do governo de Mato Grosso em voltar a realizar esta feira depois de oito anos fará com que o turismo,não só deste estado, como também dos estados vizinhos, cresça, beneficiando os vários segmentos ligados diretamente a esse segmento”, comentou o presidente da CACB.
O presidente da FACMAT, Jonas Alves, falou sobre a alegria de poder receber o presidente da CACB em um evento tão importante para o estado. “É uma honra recebermos o presidente da nossa Confederação em Cuiabá. Queremos estreitar cada vez mais os laços entre a FACMAT e a CACB, para que possamos continuar a defender os interesses da classe empresarial e juntos transformarmos nosso país em uma fonte de boas oportunidades”.
A FIT Pantanal é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Sedec, e o Trade Turístico de Mato Grosso com o apoio do Ministério do Turismo e do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Prefeitura de Cuiabá, Senac, Sebrae, Sesc, Fecomércio, além de outras entidades.
Fonte: Facmat