Os presidentes das sete instituições que compõem a União Nacional das Entidades do Comércio e Serviços (Unecs) receberam esta manhã, durante reunião do grupo em Brasília, o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, que fez um breve relato de sua história como representante da micro e pequena empresa, destacando a importância da representatividade para a melhoria da competitividade do mercado.
“Vocês são as entidades que representam legitimamente os anseios de todas as empresas brasileiras, em todos os segmentos”, declarou Afif, que defendeu a necessidade de que se haja uma reforma fiscal no Brasil, antes da tributária. Em seguida, o presidente do Sebrae apresentou um vídeo que faz uma comparação entre o Brasil de 1988, ano de nossa Constituição, e o Brasil de hoje. “Tudo que foi dito há 30 anos, continua atual. Não evoluímos em nada. Por isso, é preciso estimular as lideranças locais, para que um novo Brasil seja construído de baixo para cima”, destacou.
Em concordância com Afif, o presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e da Unecs, Paulo Solmucci, afirmou que, enquanto lideranças, as entidades do grupo têm um importante papel a cumprir nas discussões em torno da transformação do País. “Não adianta falarmos em um novo Brasil, se não tivermos uma nova atitude no que diz respeito a fazer política”, disse.
O presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, George Pinheiro, endossou a fala de Solmucci e disse que se o País continua o mesmo de 30 anos atrás, está nas mãos das entidades de classe a responsabilidade de lutar pela mudança. “Nossa representatividade é capaz de sustentar a transformação e mudar os rumos do País”, concluiu.
“O Brasil precisa mudar e nós não temos tempo a perder”, declarou José César da Costa, presidente da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).
Convênio
A Unecs estuda a assinatura de um convênio com o Sebrae que fomente a melhoria do ambiente de negócios no Brasil. A ideia é unir os interesses e objetivos das partes em três eixos de atuação: representação, simplificação e acessibilidade digital.
Na reunião, o grupo discutiu, ainda, o apoio a projetos de interesse do setor, como a venda de medicamentos isentos de prescrição médica no varejo; o cadastro positivo; e o spread bancário.
Além de Paulo Solmucci, George Pinheiro e José César da Costa e do ex-presidente da CNDL e conselheiro da Unecs, Honório Pinheiro, também estiveram no encontro os presidentes da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), Emerson Destro; da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Sanzovo Neto; da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun; e da ssociação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Cláudio Conz.