
Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC Nacional, e a deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania), que lidera a Frente Parlamentar de Incentivo ao Empreendedorismo | Fotos: Tauan Alencar/CACB
Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC Nacional, recebeu o título de Cidadã Benemérita de Brasília nesta terça-feira (11). A iniciativa partiu da deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania). “Esse título é avaliado por todos os deputados e todos os parlamentares, desde a esquerda até a direita, e eles me parabenizaram pela inciativa porque achavam que a homenagem já tinha que ter sido feita. O seu trabalho tem dado às mulheres a oportunidade delas serem protagonistas das próprias vidas”, explicou.
Em sua fala, a deputada também registrou a presença de Consuelo Badra, mãe de Ana Claudia e jornalista que, por décadas, noticiou Brasília em revistas e jornais. “Esse reconhecimento da sua filha é um reconhecimento da senhora também.”
Esse foi o tom da cerimônia: uma celebração de trabalho recheada de referências afetivas. No evento, estavam representantes de 24 conselhos estaduais; amigas de infância e do Senado (onde Ana trabalhou por 30 anos) e parentes próximos, como o irmão Rafael, o filho Diego e a única neta, Stella, de oito anos.

A cerimônia foi na CACB, mas seguiu o rito da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)
O Hino Nacional foi interpretado pela conselheira técnica do Paraná, Paola Battistella, e um dos vídeos exibidos durante a celebração era narrado pela própria Ana Claudia explicando sua trajetória desde o início, com a infância feliz passada nas quadras de Brasília, cidade que mais tarde viria a homenageá-la.”Ela havia recebido o título de cidadã paulistana, que é fundamental para aqueles que não nasceram lá em São Paulo, mas eu reconheço que é mais importante a pessoa receber o título da própria cidade”, explicou Alfredo Cotait Neto, presidente da CACB e marido de Ana Claudia. Diego Badra, filho de Ana, tinha a mesma percepção. “Achei incrível você sair da sua cidade e conquistar uma capital tão grande e potente como São Paulo, mas eu sentia falta de ver Brasília te abraçar”, explicou emocionado.

Ana Claudia, ladeada pela nora Thaís e pela mãe Consuelo, e outros integrantes da família
Quem também se emocionou foi Beatriz Guimarães, conselheira do CMEC no Distrito Federal e companheira de batalhas em favor do empreendedorismo feminino: “Ana Claudia não é apenas uma líder, mas uma verdadeira fonte de inspiração para todas, um exemplo que ilumina o caminho”. Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, encontrou na palavra “leveza” uma definição para a presidente do CMEC Nacional, e disse que ganhar “a honraria era uma consequência”.
Fechando o evento, Ana Claudia se declarou apaixonada por Brasília e contou que o CMEC nasceu porque ela é uma mulher de fé. A presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura também explicou como se sentia e o que deseja para o futuro: “Quero continuar sendo autêntica como sou, mas podendo fazer o bem. Estou muito honrada”.
Além de Paula Belmonte, Ana Claudia, Alfredo Cotait e Marcela Passamani, também compuseram a mesa a secretária de Estado da Mulher do Distrito Federal, Giselle Ferreira; a vice-presidente do CMEC Nacional, Ivani Boscolo; a diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete de Castro Coelho e a presidente do capítulo brasileiro do Brics (parceria que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e consultora da CACB, Mônica Monteiro.
A cerimônia de entrega do título de Cidadã Benemérita de Brasília foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Distrital da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e pode ser conferida aqui.
Veja a cobertura fotográfica completa no Flickr da CACB.