1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / CONCESSÃO

Presidente do Banco da Amazônia apresenta linhas de crédito para empresários da região

Valdecir Tose participou de uma videoconferência com os presidentes da Unecs e da CACB, George Pinheiro, e da Abrasce, Glauco Humai

08 de abril de 2020 - 14:47

A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) realizou esta manhã uma videoconferência com o presidente do Banco da Amazônia, Valdecir Tose, para falar de linhas de financiamento bancário neste período de crise do Coronavírus para empresários que atuam na região Amazônica. O presidente da Unecs e da CACB, George Pinheiro, e que possui empresas no Acre, foi convidado a participar da conversa.

Valdecir Tose fez um panorama do momento econômico brasileiro e uma apresentação sobre como as empresas podem superar a crise, mostrando as opções de linhas de crédito que o Banco da Amazônia está disponibilizando para os empresários.

Tose apresentou números de uma pesquisa da Cielo que revelou que no mês de março o faturamento nominal de bens duráveis e serviços tiveram uma queda significativa.

Outra pesquisa apresentada pelo presidente do Banco da Amazônia foi feita pelo Sebrae e mostra que o faturamento da micro e pequena empresa foi afetada em 89% e que os empresários deste segmento acreditam que a situação econômica do Brasil não voltará ao normal em menos de 12 meses.

“Precisamos ter consciência do tamanho do problema que vamos enfrentar e que requer medidas muito duras por parte das empresas, bancos e governos de forma a ter instrumentos necessários para que as empresas sobrevivam nesse período”, disse Tose. Segundo o presidente, as empresas precisam criar um plano de emergência e adotar medidas imediatas para sobreviverem, sempre de olho nas oportunidades que a crise trará quando for amenizada.

Linhas de Crédito

A concessão de crédito é uma das ajudas que os empresários brasileiros podem buscar para salvarem seus negócios. Nesse sentido, o Banco da Amazônia vai negociar prazos mais longos para o pagamento de empréstimos tomados na instituição, seja por financiamentos FNO ou por concessões comerciais.

O Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) é a principal fonte de recursos financeiros estáveis para o crédito de fomento da Região Norte e um dos principais instrumentos econômico-financeiros de execução da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), elaborada pelo Ministério da Integração Nacional.

Uma das principais linhas é a FNO Emergencial: destinada a empresas de comércio, serviços e indústria da Região Norte, para capital de giro (até R$ 100 mil) e investimento (até R$ 200mil), com juros de 2,5% ao ano ou 0,21% ao mês. O prazo de pagamento para capital de giro é de 24 meses com até 8 meses de carência. Para investimento, o prazo depende do projeto.

Para acessar a apresentação do Banco da Amazônia e saber todos os detalhes das pesquisas citadas e das linhas de crédito clique aqui e faça o download.

O presidente da Unecs e da CACB, George Pinheiro, lembrou da importância de que essas linhas de crédito cheguem no empresário da ponta, que tem tido muita dificuldade de acesso a essas concessões. “Sabemos das dificuldades, mas precisamos atender a todos para que possamos preservar as empresas e os empregos do país”, disse.

Para o presidente da Abrasce, Glauco Humai, este é um primeiro movimento interessante, mas que não pode ficar travadas em possíveis burocracias. “Com relação ao meu setor, as linhas são boas, mas ainda tímidas. Espero que a gente consiga ampliar este diálogo e caminhar para linhas mais atrativas para os shoppings centers”, pontuou.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311