A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) recebeu nesta quarta-feira (24) o Prêmio Anual do Comércio Exterior Brasileiro na categoria Fomento/Apoio. A premiação foi promovida pela Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), em cerimônia realizada no hotel Pestana Rio Atlântica, no Rio de Janeiro.

George Pinheiro, presidente da CACB; Eduardo Machado, diretor geral da Funcex; Bertrand Dupont, presidente da Otimiza Brasil; e Mário Costa, presidente da UE-CPLP
Representada pelo seu presidente, George Pinheiro, a CACB foi reconhecida como uma entidade atuante para que o comércio exterior brasileiro evolua e se destaque cada vez mais no cenário internacional.
“Este prêmio é a prova de que temos feito um relevante trabalho à frente da Confederação no que tange à internacionalização das empresas brasileiras no mercado. É muito gratificante recebermos este reconhecimento”, disse Pinheiro. Para ele, a atuação da CACB sempre será no sentido de permitir o crescimento econômico dos negócios do nosso país.
Também estiveram na cerimônia o presidente da União de Exportadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (UE-CPLP), Mário Costa, e o presidente da Otimiza Brasil, Bertrand Dupont.
Personalidade
Em 2020, a Funcex, presidida por Antonio Carlos da Silveira Pinheiro, lançou o seu prêmio “Personalidade do Ano do Comércio Exterior”, evento anual que reconhece o valor de profissionais que atuam no setor. Este ano, o vencedor da categoria principal foi o diretor-presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, um executivo sênior com sólida experiência em operações integradas de commodities a granel, cadeia de suprimentos e turnaround de negócios.
A Funcex é uma instituição sem fins lucrativos e de interesse público. Criada em 1976 por iniciativa do então ministro da Fazenda, Mário Henrique Simonsen, a entidade ajuda o Brasil a expandir suas fronteiras mediante pesquisas e sugestão de políticas públicas e privadas que estimulem a inserção competitiva de seus produtos e serviços no mercado internacional.
*Com informações da Funcex