Foto: Alberto Ruy
O prefeito de Lagoa Nova/RN, Luciano Santos, esteve na CACB nesta quarta-feira (26), onde foi recebido pelo vice-presidente da Micro e Pequena Empresa da Confederação, Itamar Manso Maciel, e pelo superintendente, Carlos Rezende. O encontro serviu para estreitar relações e definir ações de fomento ao empreendedorismo no Rio Grande do Norte.
Para Itamar, que também preside a Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Norte (Facern) e o Conselho Deliberativo do Sebrae/RN, essa aproximação é importante para valorizar os municípios potiguares, no que tange aos desenvolvimento econômico.
“A união do poder público com o privado é importante para a criação de políticas que fortaleçam o comércio e, por consequência, promovam melhorias econômicas aos municípios. Esse é o sentido de realizarmos reuniões como a de hoje”, comenta Itamar.
Foto: Alberto Ruy
Já o prefeito Luciano Santos, a atuação da Facern e do Sebrae/RN tem sido importante para o desenvolvimento do estado. Segundo ele, 95% dos municípios já possuem uma Sala do Empreendedor, que facilitam os processos de abertura de empresas, regularização e baixa; bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI).
“Agora, viemos conhecer os serviços e os projetos que a CACB abriga, para entender de que forma podemos aplicar isso junto à classe produtiva do nosso estado”, disse Luciano, que também preside a Federação dos Municípios do RN (Femurn).
Fórum Permanente da MPE
Em complemento à visita à CACB, o grupo também participou de uma reunião com o secretário de Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Milton Coelho.
Foto: Alberto Ruy
Na ocasião, discutiu-se a participação da iniciativa privada no Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, que tem como objetivo divulgar e promover o fortalecimento dos negócios brasileiros, além de servir como um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo federal e as entidades de apoio e representação nacional.
O atendimento às micro e pequenas empresas do nordeste também esteve em pauta.