Imprensa
Pesquisa

Poucos vão usar parcela do 13º para comprar presentes

Segundo pesquisa da Associação Comercial de São Paulo, 35,9% dos consumidores destinarão o benefício ao pagamento de dívidas e 30,8% guardarão o dinheiro

2 de dezembro de 2016 às 12:03

Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) revela que 10,3% dos brasileiros pretendem usar a segunda parcela do 13º salário para comprar presentes neste fim de ano. É a menor intenção desde 2009, quando o levantamento começou a ser feito. No ano passado, essa parcela de consumidores foi de 14,6%. Em 2014 foi de 21,4%. E, em 2013, chegou-se ao melhor resultado já apontado: 30,4% dos entrevistados disseram que destinariam o dinheiro extra para presentes.

O resultado é desfavorável para o varejo, mas os indecisos podem ajudar a melhorar o quadro – eles são 17,9%, o que representa aumento em relação ao ano passado (14,6%). “Isso é uma oportunidade para as vendas. As lojas precisam investir nas promoções e na criatividade para atrair esse consumidor que não sabe o que vai fazer com o dinheiro”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Pagar e poupar

A pesquisa foi feita pelo Instituto Ipsos entre os dias 1º e 13 de novembro em todas as regiões brasileiras. Ela registra, ainda, que 35,9% dos brasileiros usarão a segunda parcela do 13º salário para pagar dívidas, contra 33,3% no ano passado. Já 30,8% pretendem guardar o dinheiro (27,1% em 2015). “Essas parcelas consideráveis que vão quitar débitos e poupar são sintoma da baixa confiança do consumidor e justificam as projeções negativas para as vendas de fim de ano”, afirma Burti.

Os que usarão o benefício para viajar somam 5,1% (6,3% no ano passado). Por fim, os entrevistados que pretendem reformar a casa e comprar roupas e alimentos para as festas de fim de ano somaram 2,6%, em ambos os casos. Em outubro, a Associação ouviu os brasileiros acerca da primeira parcela do 13º salário: 22,5% DOS BRASILEIROS NÃO SABEM O QUE FARÃO COM PRIMEIRA PARCELA DO BENEFÍCIO, DIZ ACSP

Metodologia

A pesquisa foi feita a partir de entrevistas pessoais e domiciliares em todas as regiões brasileiras, com base em amostra probabilística e representativa da população brasileira de áreas urbanas de acordo com dados oficiais do IBGE (Censo 2010 e PNAD 2014). A margem de erro é de aproximadamente três pontos percentuais

Assessoria de Imprensa ACSP/CACB

Últimas Notícias

Aldo Rebelo é o convidado do primeiro evento do ano Aldo Rebelo é o convidado do primeiro evento do ano
Ciclo de Debates 14 de março de 2025 às 15:07

Aldo Rebelo é o convidado do primeiro evento do ano

Sessão de Autógrafos em São Paulo: Alfredo Cotait Neto apresenta “A Luta Pela Livre-Iniciativa” Sessão de Autógrafos em São Paulo: Alfredo Cotait Neto apresenta “A Luta Pela Livre-Iniciativa”
Evento 14 de março de 2025 às 10:39

Sessão de Autógrafos em São Paulo: Alfredo Cotait Neto apresenta “A Luta Pela Livre-Iniciativa”

Parceria com associação de Uberlândia (MG) fortalece o Programa Empreender Parceria com associação de Uberlândia (MG) fortalece o Programa Empreender
SISTEMA CACB 13 de março de 2025 às 16:27

Parceria com associação de Uberlândia (MG) fortalece o Programa Empreender

Encontro sobre automação comercial será realizado em São Paulo no início de abril Encontro sobre automação comercial será realizado em São Paulo no início de abril
Parceria 13 de março de 2025 às 16:14

Encontro sobre automação comercial será realizado em São Paulo no início de abril

FCS e Unecs iniciam mais dois anos de parceria em prol do empreendedorismo FCS e Unecs iniciam mais dois anos de parceria em prol do empreendedorismo
CELEBRAÇÃO 13 de março de 2025 às 15:42

FCS e Unecs iniciam mais dois anos de parceria em prol do empreendedorismo

Núcleo PET RN é lançado com a participação de mais de 120 empresas Núcleo PET RN é lançado com a participação de mais de 120 empresas
Lançamento 13 de março de 2025 às 14:02

Núcleo PET RN é lançado com a participação de mais de 120 empresas

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel