
O Poder360 publicou entrevista com o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Alfredo Cotait Neto, sobre o projeto do governo federal que atualiza o teto de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI). Na conversa, Cotait afirmou que a proposta enviada ao Congresso ficou abaixo da inflação acumulada desde a última atualização, em 2018, e reiterou que a reivindicação da entidade é pela correção dos limites, e não pelo aumento.
Durante a entrevista, o presidente da CACB defendeu que a atualização contemple também o Simples Nacional e passe a ser realizada automaticamente todos os anos, evitando que micro e pequenas empresas sejam prejudicadas pela defasagem dos valores. Segundo Cotait, a ausência de correção limita o crescimento dos pequenos negócios e reduz sua capacidade de geração de emprego e renda.
Cotait também contestou as estimativas de impacto fiscal apresentadas pelo governo para a atualização dos tetos do Simples Nacional. O presidente da CACB defendeu a realização de um debate técnico entre o governo, a Receita Federal e o setor produtivo, argumentando que estudos apresentados pela Confederação apontam potencial de estímulo à economia, geração de empregos e aumento da arrecadação.
Na entrevista, o dirigente ainda avaliou a tramitação da proposta no Congresso Nacional e reforçou que a atualização dos limites representa apenas a preservação do poder de compra dos empreendedores diante da inflação. Para a CACB, a correção integral dos tetos e a adoção de um mecanismo permanente de atualização são fundamentais para fortalecer o ambiente de negócios e garantir maior segurança aos micro e pequenos empresários.