Durante três dias, a CACB levou ao Pará o programa O Poder da Rede. Voltado para funcionários, gestores e executivos de associações comerciais e empresariais, ele é dividido em quatro módulos que tratam da cultura associativista, de gestão, desenvolvimento local e prestação de serviços. O objetivo é a capacitação do pessoal administrativo visando um atendimento cada vez mais eficiente e assertivo para o empresariado, bem como a sensibilização dos gestores para a melhoria da representatividade.
“Nos nossos encontros, eu apresento cases para que eles possam trabalhar a cultura associativista com os empresários que procuram a associações e mostrar as vantagens de se associar”, explica Márcio Vieira, monitor do programa que tem um histórico de 32 anos como executivo de associações, sendo 15 promovendo alavancagens.
Laurindo Libério dos Santos, presidente da Associação Comercial e Industrial de Tucuruí, foi um dos participantes do estado do Pará que se beneficiou do encontro. “Foram quase três horas de consultoria com ideias inovadoras, foi além do que eu esperava”, declarou.
Outros serviços
A CACB aproveita os encontros do Poder da Rede para apresentar outros serviços que beneficiam associações e associados. É o caso da Central de Rede, por exemplo. Maurici Dias, head da empresa, esteve presencialmente em Belém mostrando a plataforma que reúne diversos recursos.
Quem também participou do evento como palestrante, mas falando de Brasília, foi Orielly Galimberti, analista técnica dos programas Empreender e AL-Invest Verde. Ela explicou aos participantes que eles podem contar com apoio dos programas para adotar práticas sustentáveis ou digitais que tenham como meta preservação ou economia de recursos ambientais. “Pode ser a criação de pontos verdes de coleta ou o financiamento de uma consultoria para a adoção de sistemas solares de energia”, pontuou Orielly, citando alguns exemplos.
Agenda
O próximo estado confirmado a receber O Poder da Rede será o Goiás, na segunda semana de julho. Cada ciclo dura até três dias. Na abertura é feita uma sensibilização aos presidentes das associações, em um encontro em que é colocada a importância de iniciativas de capacitações como essa