Na manhã de quarta-feira, 04, foi realizado o lançamento do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), em Cuiabá. O evento aconteceu no Palácio Paiaguás, onde também foi lançada a Chama Empreendedora, evento promovido pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio) e pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), que tem como objetivo estimular negócios em torno dos eventos olímpicos e incentivar a capacidade exportadora de micro e pequenos empresas. A Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá – ACC e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso – FACMAT foram representadas no evento pelo diretor das duas instituições, Roberio Cadermatori, e pela executiva, Rita Matos.
Durante o evento foi apresentado o Conselho Estadual de Comércio Exterior, que conduzirá as ações de fomento à exportação de produtos mato-grossenses e que terá entidades do setor público e privado na sua composição, sendo presidido pela Sedec. Entre as atribuições do Conselho estão a elaboração de políticas públicas para fomentar as exportações, captação de investimentos internacionais, além da reestruturação tributária e dos programas de incentivo.
Para o secretário adjunto de Indústria e Comércio da Sedec, Eduardo Menezes Mota, o Plano Nacional da Cultura Exportadora vai possibilitar a abertura de novos mercados além de aumentar o número de empresas exportadoras, incluindo micro e pequenas empresas. O Conselho atuará como um fórum de discussões dos problemas para que as exportações sejam realizadas e indicará os caminhos a serem tomados para que os gargalos sejam solucionados.
Ao final do evento foi transmitido um vídeo gravado pelo presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro – ACRio, Paulo Protásio, falando sobre a Chama Empreendedora. “Precisamos aproveitar este momento em que o Brasil será referência para o mundo de uma forma natural, através das Olimpíadas. Este evento global também vai ser comungado por outras Associações Comerciais e por outras cidades do mundo. O que nós vamos fazer em conjunto é uma rede. Vamos costurar uma rede que vai levar este mesmo propósito ao outro lado do Atlântico, a outros países, a outros mercados. Será um ponto de multiplicação, para que todas as 329 cidades onde a tocha olímpica vai passar sejam pontos de partida para uma união de todo o país, diante de um melhor e mais expressivo número de exportações. Teremos ganhos para a cidade, para a sua empresa e para a instituição, por isso devemos aproveitar esta oportunidade”, comentou o presidente da ACRio.
Fonte: Facmat