Imprensa
SPE

PIB do Brasil deve ter queda de 8% a 10% no 2º trimestre, projeta Ministério da Economia

A última projeção divulgada pela SPE em julho apontava um recuo de 9,3% no PIB no segundo trimestre

19 de agosto de 2020 às 07:57

Foto: Reprodução

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia divulgou nota nesta terça-feira, 18, em que destaca que o Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre deve ter contração em torno de 8% a 10%. A projeção se baseia em estimativas da Secretaria de Fazenda da pasta e no IBC-Br, espécie de prévia do PIB divulgada pelo Banco Central na semana passada e que apontou uma queda de 10,94% no segundo trimestre.

A última projeção divulgada pela SPE em julho apontava um recuo de 9,3% no PIB no segundo trimestre. Para o ano, a secretaria espera queda de 4,5% na atividade econômica.

“A evolução do PIB no primeiro semestre de 2020 reflete a crise causada pela interrupção do comércio e das atividades normais da sociedade. No primeiro trimestre, muitas das grandes economias registraram quedas expressivas do produto trimestral, mas inferiores a 10%. No segundo trimestre, as quedas foram ainda mais impactantes, com muitos países registrando valores acima de 10%”, afirma a nota da secretaria.

Na nota informativa divulgada nesta terça-feira, a SPE também ressaltou os esforços do Brasil para o enfrentamento da crise trazida pelo coronavírus.

Repetindo números já divulgados pela Economia, a secretaria lembrou que o esforço fiscal brasileiro atingiu 7,3% do PIB projetado para 2020, acima da média de 4,1% para 17 países em desenvolvimento e também acima da média de 30 países da OCDE (6,3%).

“Apesar do expressivo esforço fiscal deste ano, o governo federal mantém sua diretriz de responsabilidade fiscal e tanto mercado como governo antecipam esta postura em suas projeções”, completa o texto.

Fonte: Agência Estado

Últimas Notícias

Em entrevista ao Canal MyNews, Cotait fala sobre fim da escala 6×1 Em entrevista ao Canal MyNews, Cotait fala sobre fim da escala 6×1
NA MÍDIA 26 de agosto de 2026 às 16:41

Em entrevista ao Canal MyNews, Cotait fala sobre fim da escala 6×1

Possível votação da escala 6×1 no Senado acende alerta no setor produtivo Possível votação da escala 6×1 no Senado acende alerta no setor produtivo
JORNADA DE TRABALHO 24 de agosto de 2026 às 16:48

Possível votação da escala 6×1 no Senado acende alerta no setor produtivo

Etanol amplia oportunidades para o agronegócio e a transição energética Etanol amplia oportunidades para o agronegócio e a transição energética
DEBATE 24 de agosto de 2026 às 16:02

Etanol amplia oportunidades para o agronegócio e a transição energética

CACB é destaque na CNN em debate sobre o fim da escala 6×1 CACB é destaque na CNN em debate sobre o fim da escala 6×1
NA MÍDIA 21 de agosto de 2026 às 17:27

CACB é destaque na CNN em debate sobre o fim da escala 6×1

Reforma Tributária exige preparação imediata de entidades sem fins lucrativos, diz CACB Reforma Tributária exige preparação imediata de entidades sem fins lucrativos, diz CACB
ORIENTAÇÃO 20 de agosto de 2026 às 16:10

Reforma Tributária exige preparação imediata de entidades sem fins lucrativos, diz CACB

3ª Masterclass discute como o IBS e a CBS vão afetar as importações 3ª Masterclass discute como o IBS e a CBS vão afetar as importações
Reforma tributária 20 de agosto de 2026 às 14:28

3ª Masterclass discute como o IBS e a CBS vão afetar as importações

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel