Imprensa
Federação

Pesquisa revela expectativa de compras para o Dia dos Pais

Levantamento da Faciap/Datacenso foi realizado com 600 consumidores nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Francisco Beltrão, Cascavel e Londrina

31 de julho de 2024 às 15:00

Foto: Banco de dados

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), em parceria com o grupo Datacenso, realizou uma pesquisa que oferece um panorama das expectativas de compras dos consumidores paranaenses para o Dia dos Pais, comemorado no dia 11 de agosto. Os dados obtidos são essenciais para que os comerciantes compreendam o cenário de consumo e planejem estratégias eficazes para potencializar suas vendas.

A pesquisa, que entrevistou 600 consumidores em diversas regiões do Paraná, revelou que o valor médio que os consumidores pretendem gastar com presentes é de R$ 208,17, com uma ligeira variação entre as regiões. Em relação às formas de pagamento, 34% dos consumidores preferem pagar à vista no cartão de crédito, seguido por 21% que optam pelo parcelamento no cartão.

Os presentes mais populares para este Dia dos Pais são roupas (51%), calçados (23%) e perfumes/cosméticos (18%). Esse dado pode orientar os comerciantes a focar seu estoque nesses itens, garantindo maior alinhamento com as expectativas dos consumidores.

Escolha do Presente

Na escolha dos presentes, 41% dos entrevistados baseiam sua decisão nas necessidades ou desejos do pai, enquanto 37% consideram os interesses e hobbies paternos. Esse dado sugere que os comerciantes devem estar atentos às preferências individuais dos pais para oferecer produtos mais personalizados e atraentes.

Além disso, 65% dos consumidores planejam comemorar o Dia dos Pais com um almoço em casa, reforçando a importância de produtos que complementem essa celebração, como alimentos e bebidas.

Presença Online

Outro aspecto destacado é o comportamento dos consumidores em relação à pesquisa e comparação de preços. Cerca de 81% dos consumidores costumam verificar preços antes de realizar suas compras, principalmente utilizando a internet (75%). Esse dado evidencia a necessidade dos lojistas de manter uma presença online forte e competitiva.

A internet surge como o local preferido para as compras, com 39% dos entrevistados planejando adquirir seus presentes em lojas virtuais. As lojas físicas de rua aparecem em segundo lugar, com 35% das preferências, seguidas pelas lojas em shoppings, com 25%.

A pesquisa também revelou que 54% dos consumidores costumam optar por presentes tradicionais, enquanto 46% pretendem surpreender com algo que não foi solicitado. Além disso, 54% compram o presente com antecedência, e 46% o deixam para a última hora.

Por fim, 43% dos entrevistados expressaram preocupação com a economia nos próximos meses, o que pode impactar o comportamento de compra e destaca a importância de ofertas e promoções atraentes para manter as vendas em alta.

Veja a pesquisa completa aqui.

*Informações Faciap

Últimas Notícias

Presidente da Associação Comercial de Santos defende participação da sociedade Presidente da Associação Comercial de Santos defende participação da sociedade
GASTO BRASIL 15 de maio de 2025 às 16:53

Presidente da Associação Comercial de Santos defende participação da sociedade

Em visita à CACB, Faciapes apresenta plano estratégico para Vila Velha Em visita à CACB, Faciapes apresenta plano estratégico para Vila Velha
ESPÍRITO SANTO 15 de maio de 2025 às 16:15

Em visita à CACB, Faciapes apresenta plano estratégico para Vila Velha

Ao Brazil Economy, presidente da CACB defende Reforma Administrativa Ao Brazil Economy, presidente da CACB defende Reforma Administrativa
Na mídia 13 de maio de 2025 às 16:32

Ao Brazil Economy, presidente da CACB defende Reforma Administrativa

CACB vai capacitar empresas brasileiras em práticas sustentáveis CACB vai capacitar empresas brasileiras em práticas sustentáveis
Economia verde 13 de maio de 2025 às 14:38

CACB vai capacitar empresas brasileiras em práticas sustentáveis

Como funcionam os treinamentos para entidades que aderem à Central de Rede  Como funcionam os treinamentos para entidades que aderem à Central de Rede 
Serviços 13 de maio de 2025 às 13:35

Como funcionam os treinamentos para entidades que aderem à Central de Rede 

Renascer Mulher: moda, maternidade e empreendedorismo fortalecem a presença feminina no coração de Brasília Renascer Mulher: moda, maternidade e empreendedorismo fortalecem a presença feminina no coração de Brasília
CMEC 13 de maio de 2025 às 12:12

Renascer Mulher: moda, maternidade e empreendedorismo fortalecem a presença feminina no coração de Brasília

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel