CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / TRANSFORMAR

Permuta Multilateral amplia rede de troca entre empresas

Serviço foi apresentado pelo sócio-fundador da XporY.com, Rafael Barbosa, em palestra promovida pela Academia do Associativismo da CACB

25 de novembro de 2021 - 10:10

A mais recente palestra promovida pela Academia do Associativismo da CACB trouxe para a pauta a chamada permuta multilateral, uma nova forma de fazer negócios, através de múltiplas conexões em uma rede de atendimento aos interesses de todas as empresas.

“Ela é diferente da permuta tradicional, em que duas empresas trocam algum produto ou serviço apenas entre elas, por meio de um interesse comum. A modalidade multilateral aumenta exponencialmente as chances de efetivação de transações, porque monetiza o que as empresas estão desperdiçando e comercializa isso dentro de uma plataforma”, explicou o palestrante Rafael Barbosa, sócio-fundador da XporY.com.

A xpory.com é uma plataforma marketplace de permuta multilateral que permite que uma empresa se conecte com outras 11 mil, realizando a troca de produtos e serviços sem que haja casamento de interesses.

Na plataforma, o empresário coloca sua capacidade ociosa à venda, que quando concretizada, gera para ele um crédito para ser usado em outra transação de seu interesse. “Apesar de ter o mesmo valor de mercado do real, o dinheiro não é uma moeda e nem pode ser gastado, mas sim ser utilizado a qualquer momento dentro da XporY”, completa Rafael.

É importante dizer que todo o modelo da XporY.com tem foco na performance. Quando a empresa vai comprar algo dentro da plataforma ela paga uma taxa de 10%. “Ou seja, apenas somos remunerados quando, de fato, vendemos a empresa e ela já está comprando, utilizando seus créditos. Não existe nenhum custo fixo para se cadastrar”, aponta Rafael.

De acordo com o especialista, nos Estados Unidos, onde o modelo já tem regulamentação avançada, movimenta-se cerca de US$ 20 bilhões por ano, o que deixa o Brasil razoavelmente atrasado no tema. Por aqui, a xpory.com é a plataforma oficial do Sebrae e, agora, da CACB, para este tipo de transação, que tem foco na reativação econômica dos MEI e das micro e pequenas empresas.

De acordo com Rafael, a parceira com a CACB o levou a participar de uma audiência pública no Senado para discutir um projeto de lei para a regulamentação da permuta multilateral em nível nacional. “A Confederação tem atuado fortemente nesse processo de ver quais modelos são inovadores no mercado e trazê-los para seus associados”, destaca.

Ele ressalta que, por enquanto, a xpory.com está mais forte em Goiás e São Paulo, além do Distrito Federal, mas que até o começo do ano que vem, todos os estados já devem fazer parte, permitindo, inclusive, que se faça negócios entre empresas de diferentes regiões.

“O modelo, que serve para qualquer porte de empresa, impacta diretamente no fluxo de caixa e na gestão destes negócios, porque monetiza o que está ocioso e garante o que realmente é preciso, sem ficar amarrado a ninguém, como no modelo tradicional”, afirma ele.

A palestra foi moderada por Ana Rodrigues, consultora do Projeto Transformar, da CACB em parceria com o Sebrae, e está disponível na íntegra no nosso canal do YouTube. Clique aqui e assista.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311