A 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), realizada em Baku, no Azerbaijão, terminou nesta sexta-feira (22).
Entre os representantes brasileiros, Itamar Manso, vice-presidente da Micro e Pequena Empresa da CACB e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Rio Grande do Norte (Sebrae/RN), que integrou a comitiva do Sebrae. A CACB é a única entidade que tem assentos em todos os conselhos estaduais do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
Itamar ressaltou a posição do Brasil nos debates. “Temos um papel central nas discussões sobre sustentabilidade e mudanças climáticas. Somos um país rico em biomas e diversidade natural, mas também em diversidade econômica”, afirmou.
A CACB acompanhou a assinatura da Declaração de Baku, uma parceria entre o Sebrae, a International Trade Center (ITC) – entidade internacional que conecta micro, pequenas e médias empresas a cadeias de valor sustentáveis -, e a agência de pequenas empresas do Azerbaijão (KOBİA), que busca apoiar os pequenos negócios na transição para uma economia de baixo carbono. A iniciativa destacou o papel desses empreendimentos como chave para o sucesso da agenda climática global.
As micro e pequenos negócios (MPEs) representam 95% das empresas brasileiras e são responsáveis pela maioria dos empregos, elas têm o potencial de liderar a transição para uma economia mais verde. “Não há sustentabilidade verdadeira sem a participação ativa dos pequenos negócios”, destacou Manso.
A Declaração de Baku enfatiza a colaboração global para superar barreiras enfrentadas pelos pequenos negócios, como acesso limitado a financiamento verde e tecnologias sustentáveis. Além disso, destaca a necessidade de políticas públicas que promovam sua inclusão.
A COP30 será realizada entre 10 e 21 de novembro de 2025. “Nosso país terá a oportunidade de enviar uma mensagem poderosa para o mundo: que a transição verde só será bem-sucedida se incluir os pequenos. Ao investirmos neles, estaremos construindo não apenas uma economia mais sustentável, mas também uma sociedade mais justa e resiliente”, finalizou o vice-presidente da CACB.
O Sebrae e a CACB são parceiros em diversos projetos. Entre eles, o Empreender que busca fortalecer as micro, pequena e média empresas. Foi através dele, por exemplo, que surgiu a Vinícola Brasília, empreendimento que reúne dez vitivinicultores na capital federal.