Imprensa
Exportação

Pequenos negócios enfrentam 66 gargalos para exportar

Em cerimônia de assinatura de acordo com o BID, presidente do Sebrae diz que é preciso uma força-tarefa para melhorar o acesso das micro e pequenas empresas ao comércio exterior

9 de março de 2017 às 11:47

Os pequenos negócios do Brasil ganharam impulso para uma maior integração com os seus vizinhos de continente. Sebrae e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) assinaram nesta quarta-feira (8), em cerimônia no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), um acordo para criar comunidades virtuais binacionais na plataforma on-line ConnectAmericas. O Sebrae será o gestor no Brasil da ferramenta, criada pelo BID, com o objetivo de fomentar o comércio internacional das pequenas empresas.

Antes da assinatura, o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, anunciou dados de uma pesquisa feita pela instituição, que aponta 66 pontos de estrangulamento que impedem o processo exportador de micro e pequenas empresas. Segundo Afif, 90% das dificuldades se referem a itens relativos à aduana e à Receita Federal. Para importação, 75 pontos críticos foram levantados.

“O termo técnico para você tirar uma mercadoria é ‘desembaraçar’, mas o sistema foi feito para embaraçar. Precisamos que as mercadorias sejam entregues ponto a ponto e desembaraçadas com rapidez”, afirmou Afif, convocando dirigentes e autoridades presentes – entre eles o ministro Marcos Pereira, do MDIC; o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade; e o presidente dos Correios, Guilherme Campos – a se unirem numa força-tarefa para derrubar essas barreiras.

A comunidade Brasil/Argentina será a primeira que o Sebrae criará, como gestor no Brasil do ConnectAmericas. A iniciativa faz parte das ações do projeto denominado Simples Internacional, conjunto de ações que visam ampliar as exportações das MPE ao usar meios como o operador logístico internacional e o sistema de moeda local. Serão realizadas, ao longo de cinco anos, ações de aproximação comercial e de business intelligence, além de incentivo à participação de empresários atendidos pelo Sebrae em eventos promovidos pelo banco.

Representante do BID no Brasil, Hugo Flórez Timorán informou que a instituição trabalha com mais de 100 mil empreendedores em toda a América Latina, sendo apenas 12,5 mil no país. “Estamos esperançosos que, a partir da parceria com o Sebrae no ConnectAmericas, poderemos contribuir para que tenhamos mais pequenas empresas exportadoras no Brasil”, disse.

Segundo o ministro Marcos Pereira, o governo também está concluindo acordos comerciais e reduzindo barreiras às exportações. “Buscamos ampliar a participação das nossas empresas no mercado internacional por meio das ações do Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) e soluções internas para a melhoria da competitividade do comércio exterior”, afirmou.

Foto: Charles Damasceno

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae

 

Últimas Notícias

Aldo Rebelo é o convidado do primeiro evento do ano Aldo Rebelo é o convidado do primeiro evento do ano
Ciclo de Debates 14 de março de 2025 às 15:07

Aldo Rebelo é o convidado do primeiro evento do ano

Sessão de Autógrafos em São Paulo: Alfredo Cotait Neto apresenta “A Luta Pela Livre-Iniciativa” Sessão de Autógrafos em São Paulo: Alfredo Cotait Neto apresenta “A Luta Pela Livre-Iniciativa”
Evento 14 de março de 2025 às 10:39

Sessão de Autógrafos em São Paulo: Alfredo Cotait Neto apresenta “A Luta Pela Livre-Iniciativa”

Parceria com associação de Uberlândia (MG) fortalece o Programa Empreender Parceria com associação de Uberlândia (MG) fortalece o Programa Empreender
SISTEMA CACB 13 de março de 2025 às 16:27

Parceria com associação de Uberlândia (MG) fortalece o Programa Empreender

Encontro sobre automação comercial será realizado em São Paulo no início de abril Encontro sobre automação comercial será realizado em São Paulo no início de abril
Parceria 13 de março de 2025 às 16:14

Encontro sobre automação comercial será realizado em São Paulo no início de abril

FCS e Unecs iniciam mais dois anos de parceria em prol do empreendedorismo FCS e Unecs iniciam mais dois anos de parceria em prol do empreendedorismo
CELEBRAÇÃO 13 de março de 2025 às 15:42

FCS e Unecs iniciam mais dois anos de parceria em prol do empreendedorismo

Núcleo PET RN é lançado com a participação de mais de 120 empresas Núcleo PET RN é lançado com a participação de mais de 120 empresas
Lançamento 13 de março de 2025 às 14:02

Núcleo PET RN é lançado com a participação de mais de 120 empresas

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel