1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / FACISC

Pela primeira vez em SC, workshop do Pacto Global orienta como incluir os ODS na estratégia empresarial

Evento reuniu representantes de empresas, organizações e profissionais do setor para o debate do assunto

25 de setembro de 2019 - 10:01

Desigualdades sociais, escassez de recursos, mudanças climáticas são apenas alguns dos desafios da humanidade para o futuro. Mais do que recuperar as perdas já confirmadas, mudar o cenário atual é questão fundamental para garantir a vida das futuras gerações. Mas o que fazer para mudar o cenário?

Uma agenda que propõe o crescimento econômico sustentável e novas soluções para o desenvolvimento, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram destaque nesta terça-feira (24/9), na sede da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

Comprometida com a disseminação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no setor empresarial, a Facisc em parceria com a Engie, BRDE, Portobelo e Movimento ODS SC, trouxe pela primeira vez para Santa Catarina o Workshop SDG Compass, um guia específico que explora cinco passos que apoiam as empresas para maximizar a contribuição para os ODS.

Com o objetivo orientar as ações das empresas no âmbito dos ODS, o evento reuniu representantes de empresas, organizações e profissionais do setor para o debate do assunto.

O encontro contou com a apresentação da assessora do Pacto Global, Ana Carolina Paci e da representante do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Tatiana Araújo, que por meio de atividades em grupo e exemplos explanaram sobre os ODS, como surgiram e como estão disseminados na sociedade atual.

As palestrantes também orientaram os participantes sobra importância da definição de prioridades, metas a integração com os objetivos das organizações para o alcance dos resultados. “ODS tem que ser alinhado como estratégia de negócio. É uma ferramenta de planejamento de médio e longo prazo”, explicou Ana Carolina.

Nem todos os ODS são igualmente relevantes para todas as empresas e por isso deve-se elencar as prioridades, ou seja, mapear a cadeia de valor, selecionar indicadores e coletar dados para definir as prioridades, argumentou Tatiana.

Segundo as palestrantes o setor privado tem papel fundamental na promoção das mudanças e pode contribuir muito para o alcance dos objetivos. “Existem empresas que estão entre as maiores economias do mundo e suas ações certas vezes tem tanto impacto quanto uma nação inteira.

Complementando as orientações das palestrantes, a representante da Enel, maior grupo privado do setor elétrico nacional, Beatriz Vieira Stutzel Barros, relatou aos participantes sobre a experiência de implementação dos ODS na organização que com projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável beneficiaram mais de 1,6 milhão de pessoas desde 2015 .“​ A sustentabilidade é um pilar fundamental da cultura do Grupo Enel e é um dos componentes mais importantes da nossa missão de crescimento e desenvolvimento.

Desde 2015, o Grupo Enel apoia diretamente 4 dos 17 objetivos: ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 7 – Energia Limpa e Acessível, ODS 8 – Trabalho Descente e Crescimento Econômico e o ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima, realizando inúmeros projetos e beneficiando mais de 1,7 milhão de pessoas no Brasil. A partir de 2019, a Enel definiu metas para o ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), totalizando seis ODS prioritários para a companhia.

Na avaliação do diretor executivo da Facisc, Gilson Zimmermann, para a Facisc é uma grande responsabilidade receber um evento com um tema de extrema importância para o futuro não somente das empresas, mas de toda a sociedade. “Entender como os ODS afetam os negócios e como aplicá-los na estratégia de gestão e no dia a dia das empresas é essencial para alcançar o desenvolvimento econômico sustentável, que é uma das bandeiras da Facisc”, declarou.

Fonte: Facisc

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311