
Patrícia Dossa entre o presidente da Federacre, Rubenir Guerra, e o governador do Acre, Gladson Cameli (PP) | Foto: @hedercarlos e @playformatura
Patrícia Dossa é a nova presidente da Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Serviços do Acre (Acisa). Pela primeira vez, a entidade centenária é presidida por uma mulher.
Patrícia tem o empreendedorismo na veia. Assim como o pai, ela também é empresária e, há cerca de vinte anos fundou, junto com o presidente da Acisa à época, Rubenir Guerra, o Conselho dos Jovens Empresários do Acre (Conjove). Ficou na presidência por dois mandatos (4 anos). Há dois anos e meio assumiu outra missão: a de Conselheira da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC).
Agora, ela tem novos desafios: “Eu quero aumentar o número de associados, aproximar o associado da instituição, intensificar as capacitações tanto para empresários quanto para os colaboradores.”
A posse de Patrícia foi na noite da última sexta-feira (14), em uma cerimônia em Rio Branco, com a presença de vários empresários e autoridades, incluindo o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Acre (Federacre), Rubenir Guerra, e o governador do Acre, Gladson Cameli (PP). Para se ter uma ideia da importância da Acisa, basta lembrar que ela foi criada apenas oito anos depois que a anexação do Estado ao Brasil foi consolidada, em 1903.
A nova presidente assume o cargo no lugar de Marcelo Moura. “Nós trabalhamos com muito empenho durante esses anos e, apesar da pandemia e da enchente histórica, conseguimos fazer o bem para o Acre. Juntamente da Patrícia, a Associação conseguiu vencer essas dificuldades. Agora eu passo o bastão para ela, e eu tenho certeza que ela vai continuar o excelente trabalho”, afirmou Moura.
Para Dossa, estar à frente da Acisa representa a quebra de um ciclo de liderança exclusivamente masculina, reforçando a valorização da diversidade no setor empresarial. “Esse marco inspira mais mulheres a ocuparem espaços de decisão e promove um ambiente de negócios mais inclusivo e inovador, demonstrando que tradição e renovação podem caminhar juntas – um momento histórico é uma conquista de todas as mulheres”, explicou.
Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC Nacional faz coro:”Eu fico muito feliz em ver mais esse passo da Patrícia. É muito importante para o empreendedorismo feminino ver mulheres em cargos de liderança.”