Imprensa
CRISE

Pedidos de recuperação judicial devem crescer 20% neste ano

Número significaria mais de 1,4 mil empresas apertando o botão de socorro

1 de abril de 2021 às 09:22

Foto: Reprodução

Após a surpreendente queda de 15% no primeiro ano da pandemia, os pedidos de recuperação judicial prometem voltar a subir em 2021. A projeção da ARM Gestão é de uma alta próxima dos 20%, o que significaria mais de 1,4 mil empresas apertando o botão de socorro.

Já baqueadas pela primeira onda da pandemia – e, antes disso, pela recessão de 2014 a 2016 -, as empresas encontram agora um cenário “menos amigável”. Segundo Rogério Furtado, sócio da consultoria, há agravamento dos casos de covid, vacinação lenta, juros em alta, bancos e demais credores menos flexíveis e maior limitação da ajuda financeira do governo.

Pico recente de recuperações judiciais foi em 2016

Se confirmado, o número deste ano ficará próximo ao de 2017. O pico de pedidos de recuperação judicial dos últimos cinco anos foi em 2016, quando 1863 empresas acionaram a Justiça em busca de fôlego, segundo dados da Serasa Experian.

O termômetro da piora da situação é o salto nas consultas recebidas pela consultoria, especializada em reestruturação e saneamento de dívidas de empresas com faturamento de R$ 100 milhões a R$ 1 bilhão por ano. No último bimestre, elas saltaram a 17, contra cinco no segundo semestre de 2020.

Fonte: Estadão Broadcast

Últimas Notícias

CACB é destaque na CNN em debate sobre o fim da escala 6×1 CACB é destaque na CNN em debate sobre o fim da escala 6×1
NA MÍDIA 21 de agosto de 2026 às 17:27

CACB é destaque na CNN em debate sobre o fim da escala 6×1

Reforma Tributária exige preparação imediata de entidades sem fins lucrativos, diz CACB Reforma Tributária exige preparação imediata de entidades sem fins lucrativos, diz CACB
ORIENTAÇÃO 20 de agosto de 2026 às 16:10

Reforma Tributária exige preparação imediata de entidades sem fins lucrativos, diz CACB

Lideranças do associativismo participam de encontro com presidenciáveis Lideranças do associativismo participam de encontro com presidenciáveis
ELEIÇÕES 2026 19 de agosto de 2026 às 17:20

Lideranças do associativismo participam de encontro com presidenciáveis

CACB é destaque em reportagem da Rede Amazônica sobre split payment CACB é destaque em reportagem da Rede Amazônica sobre split payment
NA MÍDIA 19 de agosto de 2026 às 11:51

CACB é destaque em reportagem da Rede Amazônica sobre split payment

Aos presidenciáveis, CACB apresenta reivindicações do associativismo; veja fotos Aos presidenciáveis, CACB apresenta reivindicações do associativismo; veja fotos
ELEIÇÕES 2026 18 de agosto de 2026 às 17:28

Aos presidenciáveis, CACB apresenta reivindicações do associativismo; veja fotos

CACB participa de realização de debate com presidenciáveis CACB participa de realização de debate com presidenciáveis
AVISO DE PAUTA/ELEIÇÕES 17 de agosto de 2026 às 11:48

CACB participa de realização de debate com presidenciáveis

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel