A CACB e o Ministério do Empreendedorismo (Memp) deram mais um passo para a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que facilite o acesso de micro e pequenas empresas (MPEs) e microempreendedores individuais (MEIs) a programas de apoio e desenvolvimento. Com o termo assinado, a Confederação passará a integrar a “Rede Nacional de apoio à política do MEI”.
Nos próximos dias, o Ministério e a CACB irão levantar informações sobre a distribuição dos MEIs segundo a localização das Associações Comerciais e Empresariais (ACEs) da rede CACB. Esse levantamento também considerará a atuação das ACEs e a situação dos MEIs junto à Receita Federal.
Com esse diagnóstico, a Confederação e o Ministério formularão estratégias de intervenções que poderão ser capacitações, orientações, apoio à regularização, identificação de oportunidades de negócios, acesso à financiamentos e a outros benefícios do governo ou de entidades de fomento. “Será uma soma de esforços, as informações do Ministério, a capilaridade da CACB e a expertise de ambos”, explica o superintendente da CACB, Carlos Rezende.
A rede de associações comerciais poderá multiplicar, por exemplo, informações de como se aderir aos Programa Acredita – que oferece linhas de crédito (Pronampe e Procred 360), os passos necessários para renegociar as dívidas com instituições financeiras (Desenrola CNPJ); ou, ainda, como obter e quais são as vantagens do novo cartão de crédito do MEI. Alfredo Cotait, presidente da CACB, explica que “as Associações Comerciais estão sempre à disposição para impulsionar toda e qualquer iniciativa que beneficie o pequeno negócio e facilite o ato de empreender e de gerar emprego”.
Encontro no ministério
Na terça-feira (8), Rezende e a gestora Anna Carolina Mauger estiveram no Ministério do Empreendedorismo apresentando projetos já consolidados pela CACB, como o AL-INVEST Verde e o Empreender. O primeiro promove práticas sustentáveis entre MPEs, focando no incentivo de uso de tecnologias limpas, energias renováveis e a transição para uma economia circular; o segundo busca soluções conjuntas entre empresários para fortalecer os negócios locais.
No inicío deste mês, o presidente Alfredo Cotait recebeu, na Facesp, o diretor de Fomento do Ministério, Marcelo Strama, e o coordenador-geral de programas de fomento da Secretaria Nacional do Microempreendedor Individual, Paulo Barbosa.
Defesa do Simples
A expectativa é que a partir deste movimento de integração, o MEMP apoie as Associações Comerciais em pautas importantes, como a defesa do Simples Nacional na Reforma Tributária e a atualização do teto de faturamento.