Imprensa
MPEs

Parceria amplia o acesso das MPEs a programas de desenvolvimento empresarial

Capilaridade da CACB vai permitir, com apoio do Ministério do Empreendedorismo, apoiar o desenvolvimento dos pequenos negócios

10 de outubro de 2024 às 15:13

Presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto em reunião com o Memp | Foto: Facesp

A CACB e o Ministério do Empreendedorismo (Memp) deram mais um passo para a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que facilite o acesso de micro e pequenas empresas (MPEs) e microempreendedores individuais (MEIs) a programas de apoio e desenvolvimento. Com o termo assinado, a Confederação passará a integrar a “Rede Nacional de apoio à política do MEI”.

Nos próximos dias, o Ministério e a CACB irão levantar informações sobre a distribuição dos MEIs segundo a localização das Associações Comerciais e Empresariais (ACEs) da rede CACB. Esse levantamento também considerará a atuação das ACEs e a situação dos MEIs junto à Receita Federal.

Com esse diagnóstico, a Confederação e o Ministério formularão estratégias de intervenções que poderão ser capacitações, orientações, apoio à regularização, identificação de oportunidades de negócios, acesso à financiamentos e a outros benefícios do governo ou de entidades de fomento. “Será uma soma de esforços, as informações do Ministério, a capilaridade da CACB e a expertise de ambos”, explica o superintendente da CACB, Carlos Rezende.

A rede de associações comerciais poderá multiplicar, por exemplo, informações de como se aderir aos Programa Acredita – que oferece linhas de crédito (Pronampe e Procred 360), os passos necessários para renegociar as dívidas com instituições financeiras (Desenrola CNPJ); ou, ainda, como obter e quais são as vantagens do novo cartão de crédito do MEI. Alfredo Cotait, presidente da CACB, explica que “as Associações Comerciais estão sempre à disposição para impulsionar toda e qualquer iniciativa que beneficie o pequeno negócio e facilite o ato de empreender e de gerar emprego”.

Encontro no ministério

Na terça-feira (8), Rezende e a gestora Anna Carolina Mauger estiveram no Ministério do Empreendedorismo apresentando projetos já consolidados pela CACB, como o AL-INVEST Verde e o Empreender. O primeiro promove práticas sustentáveis entre MPEs, focando no incentivo de uso de tecnologias limpas, energias renováveis e a transição para uma economia circular; o segundo busca soluções conjuntas entre empresários para fortalecer os negócios locais.

Foto: Facesp

No inicío deste mês, o presidente Alfredo Cotait recebeu, na Facesp, o diretor de Fomento do Ministério, Marcelo Strama, e o coordenador-geral de programas de fomento da Secretaria Nacional do Microempreendedor Individual, Paulo Barbosa.

Defesa do Simples

A expectativa é que a partir deste movimento de integração, o MEMP apoie as Associações Comerciais em pautas importantes, como a defesa do Simples Nacional na Reforma Tributária e a atualização do teto de faturamento.

Últimas Notícias

Cotait convoca a Rede para entrar em campo pelo Simples Nacional Cotait convoca a Rede para entrar em campo pelo Simples Nacional
REFORMA TRIBUTÁRIA 7 de novembro de 2024 às 15:55

Cotait convoca a Rede para entrar em campo pelo Simples Nacional

CACB publica livreto sobre Voto Distrital CACB publica livreto sobre Voto Distrital
Voto Distrital 7 de novembro de 2024 às 15:25

CACB publica livreto sobre Voto Distrital

Desbravando mares para o Empreendedor Azul Desbravando mares para o Empreendedor Azul
2º Seminário Economia do Mar 6 de novembro de 2024 às 18:07

Desbravando mares para o Empreendedor Azul

Cúpula de Líderes 2024: confira a programação Cúpula de Líderes 2024: confira a programação
Evento 6 de novembro de 2024 às 17:44

Cúpula de Líderes 2024: confira a programação

CACB e Facesp lançam o programa “Poder da Rede” em São Paulo CACB e Facesp lançam o programa “Poder da Rede” em São Paulo
Melhoria da representatividade 6 de novembro de 2024 às 17:36

CACB e Facesp lançam o programa “Poder da Rede” em São Paulo

Setor produtivo destaca que regulamentação da Reforma não pode ter viés arrecadatório Setor produtivo destaca que regulamentação da Reforma não pode ter viés arrecadatório
Reforma Tributária 6 de novembro de 2024 às 14:51

Setor produtivo destaca que regulamentação da Reforma não pode ter viés arrecadatório

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  
m\

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel