Imprensa
ASSOCIATIVISMO

Para o presidente da Federaminas, o associativismo é o caminho mais rápido para o sucesso empresarial

Valmir Rodrigues da Silva reforça a importância da união para o desenvolvimento das empresas e do Brasil

10 de junho de 2025 às 14:17

Foto: Tauan Alencar

O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas) e diretor financeiro da CACB, Valmir Rodrigues da Silva, destaca o papel essencial do associativismo no crescimento das empresas e no desenvolvimento do país.

“Ele tem desenvolvido um papel importantíssimo na vida das empresas. Eu sempre falo que é o caminho mais rápido e ágil para o sucesso empresarial. Então, nada mais justo do que criar o Dia do Associativismo que referencia esse movimento por adesão”, afirma o presidente.

No dia 27 de abril, houve uma audiência pública, na Câmara dos Deputados, que debateu a criação do Dia Nacional do Associativismo, a ser celebrado em 15 de julho. A proposta busca dar mais visibilidade a um movimento que fortalece o empreendedorismo e gera impactos diretos na economia nacional.

Valmir também ressalta a dimensão e o alcance do associativismo no Brasil, especialmente no apoio às micro e pequenas empresas. “É muito difícil existir uma empresa, principalmente uma microempresa, que não tenha passado em algum momento pelo associativismo. Nós temos mais de 2.400 associações comerciais espalhadas pelo Brasil. Mesmo a cidade que não tem associação comercial é abraçada por alguma que tenha.”

Somente em Minas Gerais, segundo ele, a associação está presente em mais de 500 municípios, facilitando o acesso a redes de apoio e ferramentas de desenvolvimento. “Isso é muito relevante. Com isso, damos acesso rápido e fácil para que as empresas possam se desenvolver.”

Valmir conclui lembrando que empresas fortalecidas geram emprego, renda e dignidade para a população, reforçando a importância de se reconhecer e valorizar o associativismo como base do crescimento econômico e social do país.

Sobre a CACB

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) é uma organização multissetorial que representa 27 federações estaduais e mais de 2.300 associações comerciais e empresariais, reunindo mais de 2 milhões de empresários em todo o país.

Fundada em 1811 com a criação da Associação Comercial da Bahia, a CACB é a entidade de representação empresarial mais antiga das Américas. Seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento econômico do Brasil, promovendo o associativismo e apoiando micro, pequenas, médias e grandes empresas de todos os setores da economia.

Últimas Notícias

Santos recebe o 2º Encontro Nacional que projeta o futuro do associativismo Santos recebe o 2º Encontro Nacional que projeta o futuro do associativismo
INTEGRAÇÃO 10 de julho de 2025 às 13:11

Santos recebe o 2º Encontro Nacional que projeta o futuro do associativismo

Conselho debate atualização do Código Civil e impactos de mudanças tributárias Conselho debate atualização do Código Civil e impactos de mudanças tributárias
COMITÊ JURÍDICO 9 de julho de 2025 às 11:58

Conselho debate atualização do Código Civil e impactos de mudanças tributárias

Dirigente da FACIAP defende criação do Dia Nacional do Associativismo para valorizar o trabalho voluntário Dirigente da FACIAP defende criação do Dia Nacional do Associativismo para valorizar o trabalho voluntário
Engajamento 8 de julho de 2025 às 16:49

Dirigente da FACIAP defende criação do Dia Nacional do Associativismo para valorizar o trabalho voluntário

CACB leva preocupações do setor produtivo à Secretaria da Reforma Tributária CACB leva preocupações do setor produtivo à Secretaria da Reforma Tributária
Micro e pequenas empresas 7 de julho de 2025 às 17:58

CACB leva preocupações do setor produtivo à Secretaria da Reforma Tributária

“CACB mostra sua força ao mobilizar o Brasil em defesa do associativismo”, afirma Márcio Luís “CACB mostra sua força ao mobilizar o Brasil em defesa do associativismo”, afirma Márcio Luís
Coletividade 7 de julho de 2025 às 16:30

“CACB mostra sua força ao mobilizar o Brasil em defesa do associativismo”, afirma Márcio Luís

Capital News repercute posicionamento da CACB sobre uso do IOF para ajuste fiscal Capital News repercute posicionamento da CACB sobre uso do IOF para ajuste fiscal
Na mídia 7 de julho de 2025 às 16:17

Capital News repercute posicionamento da CACB sobre uso do IOF para ajuste fiscal

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel