A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará (Faciapa) e o CMEC/PA, em parceria com o Sebrae/PA, está desenvolvendo o projeto “Rota Associativista”, que tem como objetivo promover encontros em regiões estratégicas do estado, para fortalecer o associativismo através de pautas de interesse da classe empresarial. A iniciativa congrega municípios que tenham ou não Associações Comerciais em atuação.
De acordo com o presidente da Faciapa, Alberto Oliveira, o projeto busca a união e o fortalecimento das ACEs dos empresários, por meio do associativismo, além de reforçar a importância dos vice-presidentes regionais da Federação, que ajudam com que a ação chegue às regiões mais longínquas do estado. “Convido a toda a classe empresarial e o setor produtivo paraense para somar forças ao projeto”, diz.
O primeiro encontro aconteceu na regional de Capanema e englobou 13 municípios, com ACE ou não, bem como empresários e representantes da classe empresarial local. Os próximos encontros acontecerão nas regiões do Xingu e Baixo Amazonas e Tapajós, nas cidades de Santarém e Altamira, nos dias 19 e 21 de setembro, respectivamente; e nas regiões de Carajás e Araguaia, até o final do ano.
A presidente do CMEC/PA, Denise Araújo, destaca a importância da mulher no cenário corporativo brasileiro. “Queremos potencializar o crescimento dos negócios liderados por mulheres, estimulando, capacitando e criando uma grande rede de apoio para elas”, afirma. Segundo Denise, o “Rota Associativista” também atuará nesse sentido.
Já a gerente da Agência de Negócios Caeté do Sebrae/PA, Denize Souza, afirma que as redes de parcerias são uma forma antiga de se obter sucesso, uma vez que se reconhece que juntos, somos mais fortes. Mas, para ir mais longe, segundo ela, é necessário que tenhamos convergência também nos propósitos. “Assim é o projeto que estamos desenvolvendo, pensando em negócios competitivos e sustentáveis, que gerem desenvolvimento responsável, inclusivo. Dada a complexidade do desafio e para dar forma a esse modelo de gestão, essas instituições se aliam, buscam alternativas e possibilidades, para, assim, chegar a resultados mais valorosos”, destaca.
Para mais informações sobre o projeto, acesse www.instagram.com/faciapa.