CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / Vendas de Natal

Para Associação Comercial de SP, vendas de Natal devem cair entre 4% e 5% no Brasil

Já na capital paulista, que sofre mais com crise industrial, recuo deve ser entre 5% e 6%

10 de novembro de 2016 - 11:36

Com base no desempenho do varejo no decorrer do ano, a expectativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em relação às vendas do Natal 2016 no Brasil é de queda entre 4% e 5% em comparação com 2015 – menos intensa do que a verificada no ano passado (-7,2%).

Já para o comércio da capital paulista, a perspectiva é de retração entre 5% e 6% – “menor do que a de 2015, que foi a pior desde o início do Plano Real”, lembra Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp, em menção ao forte recuo de 14,5% no Natal paulistano do ano passado, frente ao ano anterior.

Burti explica que o desempenho da cidade de SP deverá ser pior do que o nacional porque é o cenário observado no decorrer do ano – e provavelmente a trajetória será mantida. “SP tem maior participação na indústria – e é nesse setor que a crise é mais aguda”, frisa ele.

Surpresa

O presidente da ACSP pondera que, com o início da redução dos juros, é possível que as quedas das vendas neste final de ano possam ser menores do que as projeções apontam. Outro fator que pode surpreender positivamente é que 22,5% dos brasileiros ainda não sabem como gastarão o 13º salário. “Assim, com boas promoções e ofertas, é possível que o consumidor indeciso vá às compras”.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311