Com base no desempenho do varejo no decorrer do ano, a expectativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em relação às vendas do Natal 2016 no Brasil é de queda entre 4% e 5% em comparação com 2015 – menos intensa do que a verificada no ano passado (-7,2%).
Já para o comércio da capital paulista, a perspectiva é de retração entre 5% e 6% – “menor do que a de 2015, que foi a pior desde o início do Plano Real”, lembra Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp, em menção ao forte recuo de 14,5% no Natal paulistano do ano passado, frente ao ano anterior.
Burti explica que o desempenho da cidade de SP deverá ser pior do que o nacional porque é o cenário observado no decorrer do ano – e provavelmente a trajetória será mantida. “SP tem maior participação na indústria – e é nesse setor que a crise é mais aguda”, frisa ele.
Surpresa
O presidente da ACSP pondera que, com o início da redução dos juros, é possível que as quedas das vendas neste final de ano possam ser menores do que as projeções apontam. Outro fator que pode surpreender positivamente é que 22,5% dos brasileiros ainda não sabem como gastarão o 13º salário. “Assim, com boas promoções e ofertas, é possível que o consumidor indeciso vá às compras”.