1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / MESCS

Painel indica uso de métodos extrajudiciais como alternativa ao Judiciário

O advogado Rafael Machado destacou a importância de se conhecer as melhores maneiras de resolver conflitos

20 de junho de 2018 - 16:50

Foto: Sandro Damasceno

A maioria dos empresários já teve alguma experiência no âmbito judicial e sabe o quanto é doloroso e custoso manter uma demanda judicial no Brasil. Partindo desta premissa, o advogado e assessor Jurídico da CACB, Rafael Machado, apresentou o painel “Resoluções extrajudiciais de conflitos empresariais”, dentro da programação do 5º Fórum Nacional CACB Mil e 9º Encontro de Negócios da Língua Portuguesa.

O advogado apresentou números que representam o peso do Judiciário para a economia brasileira: 1,3% do PIB brasileiro ou 2,5% dos gastos totais da União, estados e municípios são gastos com a máquina do Judiciário anualmente.

Uma pesquisa da OAB/SP, em parceria com a FGV e o CNJ, indica que o custo médio de um processo judicia é, por ano, de R$ 1899,32 no âmbito estadual e R$ 2755,54, no âmbito federal. A duração média para resolução é de 7 anos e nove meses. “Obviamente isso é apenas uma média, porque tem processos que levam 20, 30 anos para chegarem a alguma conclusão”, disse.

Ou seja, litigar no âmbito do Judiciário é muito custoso. Mas quais as alternativas para isto? “Enxergar o problema como uma oportunidade para potenciar negócios e não como uma demanda judicial pode ser a saída”, destacou Rafael.

A conciliação, a mediação e a arbitragem são meios de resolução de conflitos extrajudiciais e que podem ser acionados de acordo com o tipo de problema e a qual solução se espera chegar. “Eu preciso saber analisar a melhor forma de resolução e não ir desesperadamente bater à porta do judiciário”, declarou.

Para cada problema é possível que tenhamos um terno especifico para ele. Eu preciso saber analisar qual a melhor forma de resolução de conflito ao invés de ir desesperadamente bater à porta do judiciário.

 

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Neusa Galli Fróes
    Froés berlato associadas

    Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • neusa@froesberlato.com.br
    Telefones:
    (51) 3388 6847 / (51) 9123 6847

    E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311