Imprensa
CDES

“Pacto Federativo” encerra 3º ciclo de GTs do Conselhão

Ministros de Estado debateram com os conselheiros temas relacionados às recomendações sobre reforma política e tributária. CACB participou da discussão

17 de maio de 2018 às 14:23

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) encerrou nesta quarta-feira (16) o 3º ciclo de grupos de trabalho do colegiado com a discussão sobre “pacto federativo”. Participaram do debate o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha; o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia; e o presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Francisco Gaetani.

Pela CACB, estiveram presentes o presidente – conselheiro do CDES -, George Pinheiro, e a superintendente, Juliana Kämpf.

A discussão começou com uma apresentação do ministro Eliseu Padilha sobre as últimas mudanças aprovadas no Congresso Nacional sobre a legislação eleitoral. Ele apresentou mudanças no financiamento das eleições deste ano e iniciativas para tentar reduzir o número de partidos no Legislativo, como o fim das coligações proporcionais a partir de 2020.

O ministro ressaltou, no entanto, a importância de se desenvolver o conhecimento dos cidadãos para aprimorar a democracia representativa. “Temos que investir muito da formação das pessoas”, disse. E completou: “quando falo de conhecimento, não falo de uma questão educacional meramente, é algo mais amplo”. Segundo Padilha, é preciso que os cidadãos se mobilizem para entender melhor o funcionamento do sistema e para acompanhar com mais consciência o trabalho das pessoas que elegem.

Sobre reforma tributária, o ministro Eduardo Guardia disse que o governo trabalha em um processo de simplificação, a iniciar pelo Programa de Contribuição Social (PIS) e, em seguida, pela Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). “Não é uma reforma tributária ampla, mas um passo em uma direção correta”, frisou.

No que diz respeito a uma reforma mais ampla, após posicionar-se favoravelmente, Guardia ponderou que o sistema tributário tem de ser pensado no contexto mais amplo da questão fiscal como um todo e, em particular, com a reforma da Previdência. O Brasil já gasta atualmente 13% do PIB com as despesas englobadas na Previdência, percentual que pode atingir 21% se nada for feito nos próximos anos. “A carga tributária teria de aumentar compensatoriamente, e isso tem de ser levado em consideração em uma reforma de caráter mais estrutural”, disse.

Na avaliação do presidente da Enap, Francisco Gaetani, a discussão sobre o pacto federativo é complexa. Um impeditivo forte é que há inúmeros propostas sobre onde se quer chegar, mas um déficit de compreensão da realidade com a qual lidamos nacionalmente. Para ele, a solução passa necessariamente pelo decreto de governança editado pelo governo federal, que prevê um plano de 12 anos com objetivos de estratégia nacional. “Hoje temos uma moldura para conduzir a discussão desses assuntos de forma mais articulada, mais equilibrada, em que dá condição para organizar essas conversas a médio e longo prazo”, disse.

Os conselheiros compreenderam a necessidade de aprofundamento dos subtemas levantados e entenderam ser pertinente a criação de grupos de trabalhos dedicados a cada um deles – reforma tributária, reforma política e competências dos entes federados.

Grupos de Trabalho

Os grupos de trabalho do Conselhão estão desde o início da semana reunidos na Enap, em Brasília. Na segunda, o tema em debate foi “revolução digital”. Na terça, foi a vez de “profissões do futuro”.

Fonte: CDES

Últimas Notícias

Correio Braziliense destaca criação de rede parlamentar em apoio ao empreendedorismo feminino Correio Braziliense destaca criação de rede parlamentar em apoio ao empreendedorismo feminino
NA MÍDIA 22 de outubro de 2026 às 16:10

Correio Braziliense destaca criação de rede parlamentar em apoio ao empreendedorismo feminino

Alfredo Cotait defende atualização do Simples Nacional em artigo no Poder360 Alfredo Cotait defende atualização do Simples Nacional em artigo no Poder360
NA MÍDIA 21 de outubro de 2026 às 15:03

Alfredo Cotait defende atualização do Simples Nacional em artigo no Poder360

Novo teto e perdão de dívidas do MEI passam a valer em 2027 Novo teto e perdão de dívidas do MEI passam a valer em 2027
SETOR PRODUTIVO 21 de outubro de 2026 às 14:21

Novo teto e perdão de dívidas do MEI passam a valer em 2027

CACB fortalece economia circular em Alagoas com orientação a pequenos negócios e apoio à reciclagem CACB fortalece economia circular em Alagoas com orientação a pequenos negócios e apoio à reciclagem
SUSTENTABILIDADE 20 de outubro de 2026 às 16:39

CACB fortalece economia circular em Alagoas com orientação a pequenos negócios e apoio à reciclagem

Empreendedorismo feminino deverá ganhar frente parlamentar no Congresso Nacional Empreendedorismo feminino deverá ganhar frente parlamentar no Congresso Nacional
ATUAÇÃO POLÍTICA 20 de outubro de 2026 às 15:41

Empreendedorismo feminino deverá ganhar frente parlamentar no Congresso Nacional

Promulgado pelo Congresso Nacional, fim da escala 6×1 traz preocupação ao setor produtivo Promulgado pelo Congresso Nacional, fim da escala 6×1 traz preocupação ao setor produtivo
SETOR PRODUTIVO 16 de outubro de 2026 às 15:06

Promulgado pelo Congresso Nacional, fim da escala 6×1 traz preocupação ao setor produtivo

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel