1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / CONSELHO DELIBERATIVO 2

Os projetos de futuro e os exemplos do passado

Na segunda parte da reunião do Conselho Deliberativo, uma avaliação do que não deu certo e a necessidade de mudar as práticas de atuação

16 de outubro de 2018 - 13:50

Proposta de imposto único que simplifica e se sustenta em pilares como desburocratização, redução de custos e menos corrupção foi apresentada na reunião do Conselho Deliberativo pela Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF). A ideia será discutida com todos os presidentes da Unecs.

A ACDF sugere uma gestão simplificada dos tributos, visando à redução dos custos de arrecadação, do controle do sistema tributário nacional e da carga tributária.

Discutida na reunião, a proposta já foi apresentada nos anos 90 e publicada pela Folha de São Paulo no dia 10 de janeiro desse mesmo ano (governo Collor). Dario de Souza Clementino, do Conselho Superior da ACDF, informou que a ideia do imposto único já está com a assessoria econômica do candidato Jair Bolsonaro e, segundo ele, é factível porque “não é possível simplificar nos três níveis (Federal, estadual e municipal)”.

Ficou decidido que Dario de Souza Clementino, que será o coordenador da proposta pela ACDF, participará do grupo que vai estudar o assunto, com a participação de membros da Diretoria e do Conselho da CACB. A proposta será apresentada ao novo presidente ainda em janeiro.

Mulheres

A presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária, Neiva Kielling, falou sobre o novo núcleo das mulheres no Maranhão e disse que o CNME foi convidado, pela embaixada do Brasil junto com a Babson Executive & Enterprise e Education, a maior universidade de empreendedorismo dos EUA, para apresentar seu projeto de incentivo ao empreendedorismo feminino, em Boston, na primeira semana de novembro.

Jovens empreendedores

O presidente da Conaje, Guilherme Gonçalves Pereira, falou sobre o próximo Congresso da entidade, que vai acontecer em Salvador, entre 27 e 30 de novembro com o tema “Empreendedores do Agora: Propósito, Gestão e Performance”. Falou sobre a programação do evento, que será promovido em conjunto com a Associação de Jovens Empresários da Bahia, e ressaltou ser esta a última Assembleia da Conaje que preside, pois neste evento ocorrerão as eleições da Conaje. “Temos duas chapas registradas”, informou.

Empreender

O vice-presidente da CACB, Luis Carlos Furtado Neves, falou sobre o Empreender Competitivo, e fez uma dura crítica sobre as entidades que não valorizam o projeto o suficiente para garantir sua importância. Enfatizou que falta vontade e capacitação para que os projetos sejam valorizados para evitar a devolução dos recursos ao Sebrae.

Em quatro anos, a CACB devolveu recursos para o Sebrae e fez uma autocrítica mostrando que o Empreender não conseguiu cumprir toda sua meta de projetos. Foram executados apenas 90%:

– Dos quase R$ 12 milhões de recursos do Convencional, devolvemos cerca de R$ 700 mil.

O presidente Itamar Manso, do Rio Grande do Norte, esclareceu que falta empenho das Federações que precisam valorizar mais os projetos e o presidente George lembrou que a CACB pensa num projeto para capacitação dos dirigentes. “Falta um elo que eu chamo de treinamento”, informou. “Vamos ajudar na compreensão dos projetos”.

Progerecs

O coordenador do Progerecs, Luiz Bortolin, fez um relatório de sua área e disse que nove grandes empresas estão sendo prospectadas para utilizarem os cartões de benefícios do programa. Enumerou a agenda do Progerecs nessa área e disse que o programa está levantando cidades para promover o trabalho de prospecção e que a Certisign já contratou dois executivos para auxiliar nessa prospecção.

Lembrou que a certificação digital está sendo reavaliada com a participação de um executivo para poder transformar as Associações Comerciais em autoridade de registro. Disse que é preciso atender a base e que a CACB procura expandir as ARs, via Federações e ACEs.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Neusa Galli Fróes
    Froés berlato associadas

    Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • neusa@froesberlato.com.br
    Telefones:
    (51) 3388 6847 / (51) 9123 6847

    E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311