1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / EMPREENDER

Os núcleos setoriais alavancam as atividades econômicas

Três exemplos de entidades que adotaram o projeto Empreender mostraram seus resultados

07 de junho de 2018 - 17:20

Foto: Itamar Aguiar / Agência Freelancer.

Engajamento e continuidade, as duas palavras que dão ritmo ao projeto Empreender adotadas pelas entidades filiadas e que criam, através de sua gestão, renda e crescimento. Três entidades falaram sobre suas experiências no 1º Seminário de Núcleos Empreender, evento que antecede o 14º Congresso da Federasul. São elas: as ACIs de Santa Cruz do Sul e de Gravataí e a Microempa, de Caxias do Sul.

Em breves depoimentos, os presidentes das entidades e um ex-presidente, detalharam seus projetos vencedores e entusiasmaram o plateia com os resultados obtidos.

O ex-presidente da ACI de Santa Cruz, Zeferino Ario Sabbi disse que a visão do Empreender tirou a ACI de uma crise econômica. “Conseguimos sair do ostracismo, criar núcleos representativos que mudaram a percepção da entidade em relação à comunidade”, afirmou.

O presidente da ACI de Gravataí, Régis Albino Gomes, lembrou a importância do associativismo e contou que a partir dos projetos do Empreender foram organizadas diversas empresas de um mesmo setor que, juntas, ficaram ‘fortes’. Ele deu o exemplo do núcleo de cervejeiros. “Descobrimos que haviam 58 produtores artesanais de cerveja”. Hoje temos 60 empresas nucleadas.

A experiência da Microempa mostra que o planejamento estratégico e a união de setores fazem a diferença. O presidente Jovenil Vitt Lima não tem dúvidas de que o projeto Empreender ajuda o desenvolvimento. A Microempa tem hoje 220 empresas ativas, sendo 17 parte do Grupo Setorial de Gastronomia (GSEG), novidade no Estado.

Criado em 2016 para reunir empresas do ramo alimentício da região, o GSEG promove o cooperativismo dentro de um segmento até então inexplorado pelas empresas. “Com o grupo, passamos a promover atividades para empresas do segmento, junto a produção de um menu culinário e um livro de receitas”, celebrou ao frisar a participação do núcleo no programa Empreender Competitivo, da CACB.

Fonte: Federasul

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Neusa Galli Fróes
    Froés berlato associadas

    Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • neusa@froesberlato.com.br
    Telefones:
    (51) 3388 6847 / (51) 9123 6847

    E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311