1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / BAHIA

Os 207 da ACB celebrados em grande estilo

Noite contou com uma série de atividades, dentre as quais, o lançamento do livro “Mundo Empresarial: lições e reflexões”, de autoria do atual presidente da ACB, Adary Oliveira

01 de agosto de 2018 - 10:53

Foto: Hitanêz Freitas

Em gesto que se repete anualmente, desde o século XIX, a Associação Comercial da Bahia abriu as portas do seu palácio no dia 19 de julho, para celebrar mais um ano de atividades em prol do desenvolvimento da Bahia e do Brasil. Ao completar 207 anos de sua fundação, a entidade recebeu associados, diretores, lideranças empresariais e políticas e jornalistas, dentre outros, para celebrar e brindar tão importante data.

A noite contou com uma série de atividades, dentre as quais, o lançamento do livro “Mundo Empresarial: lições e reflexões”, de autoria do atual presidente da ACB, Adary Oliveira, apresentação da reforma do seu estatuto e aposição da fotografia de Luiz Fernando Studart Ramos de Queiroz na galeria dos ex-presidentes.

As celebrações tiveram início com a realização da reunião de Diretoria Plenária, oportunidade na qual foi apresentado o novo estatuto da ACB que, após período de discussões e proposições entre diretores e conselheiros, passou por mudanças para se adequar ao novo perfil do movimento empresarial. Em seguida, foi realizada a Assembleia Geral, na qual foi aprovada a extinção da Fundação Conde dos Arcos.

Luiz Fernando na Galeria de Presidentes

Presidente da ACB entre 2015 e 2017, Luiz Fernando Studart Ramos de Queiroz foi o homenageado das comemorações dos 207 anos da entidade, com a fixação de sua fotografia na Galeria dos Presidentes, que conta com retratos fotográficos ou pintados de todos os gestores da entidade entre 1811 e 2017.

Foto: Hitanêz Freitas

Entusiasta do movimento empresarial, o homenageado demonstrava sua alegria e satisfação em integrar o panteão dos ex-presidentes da Associação, formado por homens e mulheres que, cada qual com os recursos do seu tempo e com sua contribuição, colaboraram para o fortalecimento da entidade e desenvolvimento da Bahia. “Luiz Fernando deixou grandes marcas na ACB, dentre as quais destaco a criação dos Conselhos da Mulher Empresária e do Jovem Empresário. Gestos que, sem dúvida, eternizaram seu nome nesta casa”, destacou Adary Oliveira.

Agradecendo a contribuição de funcionários, diretores e conselheiros durante sua passagem pela entidade, o homenageado também recordou da sua história com a ACB. “Quando eu ainda era menino, meu pai, que por muito tempo foi diretor desta Casa, me trazia para este prédio. Nesta sala eu contemplava todos estes retratos e imaginava fazer parte dela no futuro. Hoje, o futuro chegou”, discursou Luiz Fernando.

Mundo Empresarial – lições e reflexões

“Um registro de fatos vividos no mundo empresarial, aprendendo com as lições e fazendo reflexões sobre o significado de pelejas realizadas no mundo dos negócios”. Assim, Adary Oliveira descreve seu livro “Mundo Empresarial: lições e reflexões”, lançado durante as comemorações dos 207 anos da ACB.

Foto: Hitanêz Freitas

Publicada através de convênio com a Assembleia Legislativa da Bahia, a coletânea com cerca de cem artigos tem apresentação assinada pelo economista Armando Avena e retrata os costumes de uma época, através de temas como desenvolvimento regional, industrialização, empoderamento feminino, polo petroquímico, petróleo e gás, planejamento e fruticultura irrigada.

“Fico às vezes pensando como se locomoviam e se comunicavam os empresários da Bahia nos primeiros anos de funcionamento da ACB. Em 1811 o Brasil ainda era Colônia de Portugal e não se tinha vivido os tempos das revoluções industriais nem das guerras mundiais. Certamente os empresários iam para as reuniões a pé, montados em cavalos, conduzidos por charretes ou diligências, ou mesmo de barco ou saveiro, já que o mar batia nas escadarias do Palácio antes do aterro para construção do Porto de Salvador. Daqui a 100 anos, lendo esse livro, os empresários vão ficar incrédulos ao saberem que nos locomovíamos em automóveis acionados por motores a gasolina ou óleo diesel e que nos comunicávamos por telefones celulares”, divagou o autor.

Diretor da ACB, o deputado estadual Eduardo Salles celebrou os 207 anos da entidade e elogiou a obra escrita por Adary Oliveira. “A Assembleia Legislativa é muito seleta em relação às obras que publica. E este é, sem sombra de dúvidas, um livro que merece nosso apoio. Nada melhor que comemorar os 207 anos de nossa querida e estimada ACB com tão importante lançamento literário”, discursou.

“Mais de 300 obras depois, o Programa ALBA Cultural permanece vivo, ativo, resgatando para as novas gerações livros seminais e inéditos com a qualidade exigida pelos baianos, como ocorre neste exato momento com o lançamento de “Mundo Empresarial: lições e reflexões”, de Adary Oliveira. Trabalho que lança novas luzes sobre a nossa realidade econômica, iluminando o porvir em momento tão grave da vida nacional”, completou o professor Graciliano Bonfim, falando em nome da ALBA.

História Secular

Fundada em 15 de julho de 1811, pelo oitavo Conde dos Arcos, com a denominação de Praça do Comércio, a Associação Comercial da Bahia é a mais antiga associação patronal do Brasil e das Américas. O Palácio, em estilo neoclássico, foi solenemente inaugurado em 28 de janeiro de 1817.

A Associação Comercial da Bahia abriga em seu prédio uma biblioteca, uma pinacoteca, mobiliário do século 19 e outras peças que representam um acervo histórico e artístico de valor inestimável.

Desde sua fundação, a instituição participa ativamente dos eventos que marcam e marcaram a história da Bahia e seu desenvolvimento econômico e social.

“Há muito tempo acompanhado o empenho da Associação Comercial da Bahia na luta pela defesa dos interesses da categoria que representa. São 207 anos de uma atuação que realmente merece esta comemoração que assistimos agora”, complementou a secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia.

Fonte: Associação Comercial da Bahia

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Neusa Galli Fróes
    Froés berlato associadas

    Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • neusa@froesberlato.com.br
    Telefones:
    (51) 3388 6847 / (51) 9123 6847

    E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311