
Foto: CACB
Em artigo publicado no Diário do Comércio, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Alfredo Cotait Neto, soou o alarme sobre os desafios econômicos e políticos que marcarão 2025. Em artigo publicado pelo Diário do Comércio, Cotait destaca que o Brasil inicia o ano sem um orçamento aprovado, fator que compromete a previsibilidade e a gestão pública.
A indefinição, segundo ele, reflete disputas políticas e a falta de articulação do governo, que encerrou 2024 sem aprovar a Lei Orçamentária Anual. “Que nível de organização é esse que estamos vivendo, se não temos sequer a definição de como serão usadas as verbas públicas?”, questiona Cotait.
Além do impasse fiscal, o cenário macroeconômico segue desafiador. O Fundo Monetário Internacional (FMI) projeta um crescimento de 2,2% para o Brasil em 2025, abaixo da média global de 3,3%. No varejo, o relatório Tendências do Varejo, da Fundação Getulio Vargas (FGV), aponta crescimento de apenas 1,3% no segmento restrito e 0,2% no ampliado, indicando um consumo enfraquecido.
Cotait também critica a falta de avanços em reformas estruturais, especialmente a administrativa, e defende estímulos para pequenos e médios empresários, como a ampliação do teto de faturamento dos microempreendedores individuais (MEIs), de R$ 81 mil para R$ 144 mil anuais, e a possibilidade de contratação de um segundo funcionário.
Outro ponto sensível é a possível redução da jornada de trabalho, proposta que, segundo Cotait, pode gerar demissões em massa. Ele argumenta que o foco deveria estar na criação de empregos e no incentivo ao empreendedorismo.
Para 2025, o presidente da CACB antecipa um cenário de juros elevados, inflação persistente e impactos externos imprevisíveis, como conflitos internacionais e eventos climáticos extremos. “A possibilidade de gerar emprego está nas mãos dos comerciantes, empresários e empreendedores que trabalham diariamente para criar renda, pagar imposto e fazer a economia girar”, conclui.
Confira o artigo em site do DIÁRIO DO COMÉRCIO