Imprensa
Na mídia

“Onde está a sociedade civil organizada?”, questiona Cotait  sobre a ausência da CACB na CCJ do Senado para discutir a Reforma Tributária

Declaração foi dada ao site Brasil 61 logo após tomar ciência da exclusão da Confederação

24 de outubro de 2024 às 18:18

CACB se articula para participar da discussões que serão promovidas na CCJ do Senado | Foto: CACB

O site de notícias Brasil 61 repercutiu a carta aberta que a CACB enviou para a imprensa em repúdio ao fato de não ter sido convidada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado para debater o texto da Reforma Tributária.

Na entrevista ao veículo, o presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto, disse que “a não inclusão da CACB, legítima representante das micro e pequenos empreendedores e empresas, é uma constatação que desqualifica a audiência pública, pois está fazendo governo com governo. Onde está a sociedade civil organizada?”.

A reportagem explica que os trabalhos começarão na próxima terça-feira (29) ouvindo representantes de vários setores da economia, mas que “um deles foi deixado de fora: a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), que representa 27 unidades da federação e mais de 2 milhões de empresas”.

Cotait Neto também contou ao veículo que, logo após a divulgação da lista dos participantes das audiências públicas, ele esteve no Senado para tentar incluir a entidade na discussão na CCJ.

“A resposta foi: esse pedido só pode ser feito através de um senador. O que mostra que a estrutura do nosso Congresso está completamente defasada”, desabafou Cotait.

O Brasil 61 listou ainda os principais questionamentos da CACB quanto ao Simples Nacional e publicou trechos do manifesto.

Articulação presencial

Na ida ao Congresso Nacional, Alfredo Cotait Neto procurou mobilizar parlamentares pela inclusão da CACB nos debates da CCJ. Ele se encontrou com o senador Efraim Filho (UNIÃO/PB), que se comprometeu a apoiar a demanda do setor.

“Seguimos na articulação com aliados em busca da retomada do nosso protagonismo e contamos com a atuação dos presidentes e membros de associações e federações junto aos parlamentares de cada estado nesse esforço”, explicou o líder da Confederação.

Últimas Notícias

Agência Estado publica propostas da CACB ao debate eleitoral Agência Estado publica propostas da CACB ao debate eleitoral
NA MÍDIA 8 de outubro de 2026 às 16:44

Agência Estado publica propostas da CACB ao debate eleitoral

Flávio Bolsonaro e Daniella Marques participam do Grande Encontro do Associativismo (2º turno), em São Paulo Flávio Bolsonaro e Daniella Marques participam do Grande Encontro do Associativismo (2º turno), em São Paulo
ELEIÇÕES 2026 8 de outubro de 2026 às 15:16

Flávio Bolsonaro e Daniella Marques participam do Grande Encontro do Associativismo (2º turno), em São Paulo

Folha S. Paulo destaca manifesto da CACB pela reconciliação no país Folha S. Paulo destaca manifesto da CACB pela reconciliação no país
NA MÍDIA 7 de outubro de 2026 às 17:10

Folha S. Paulo destaca manifesto da CACB pela reconciliação no país

CACB recebe representantes da ACIFI e da Supera Sistemas CACB recebe representantes da ACIFI e da Supera Sistemas
ASSOCIATIVISMO 7 de outubro de 2026 às 15:43

CACB recebe representantes da ACIFI e da Supera Sistemas

CACB mobiliza Sistema do Associativismo para defesa de propostas do setor junto aos candidatos à presidência da República CACB mobiliza Sistema do Associativismo para defesa de propostas do setor junto aos candidatos à presidência da República
CARTA ABERTA 6 de outubro de 2026 às 17:20

CACB mobiliza Sistema do Associativismo para defesa de propostas do setor junto aos candidatos à presidência da República

Carta aos brasileiros propõe trocar a polarização por um pacto em torno do trabalho, da liberdade e das instituições Carta aos brasileiros propõe trocar a polarização por um pacto em torno do trabalho, da liberdade e das instituições
MANIFESTO 6 de outubro de 2026 às 12:16

Carta aos brasileiros propõe trocar a polarização por um pacto em torno do trabalho, da liberdade e das instituições

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel