1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / PROJETO

Oficina marca retomada do Empreender

Mais de 70 pessoas, entre presidentes, diretores, executivos e consultores de federações e associações comerciais de todas as partes do país e representantes do Sebrae, participaram da videoconferência

28 de julho de 2020 - 18:37

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) realizou nesta terça-feira (28) uma oficina para apresentar as diretrizes do Programa Empreender e celebrar a retomada do projeto. Mais de 70 pessoas, entre presidentes, diretores, executivos e consultores de federações e associações comerciais de todas as partes do país e representantes do Sebrae, participaram da videoconferência.

O presidente da CACB, George Pinheiro, destacou o importante papel que o Sebrae, a Confederação, federações e associações comerciais desempenham, através do Empreender, para o fortalecimento das micro e pequenas empresas do país. Ele também agradeceu a presença dos participantes. “Comemoro porque talvez não conseguiríamos ter essa reunião com a presença de tantos em uma mesma sala”, disse.

Para o diretor-Técnico do Sebrae, Bruno Quick, o Empreender tem o condão de conciliar importantes coisas para os negócios: de um lado, os empresários de um mesmo segmento, em grupo, buscam resolução para os problemas que enfrentam, e de outro, aquilo que eles mesmos não conseguem resolver, o projeto resolve.

“E mesmo depois de tantos anos, essa metodologia inteligente continua sendo uma estratégia inovadora no Brasil. Nossa ideia é continuar avançando na agenda do Empreender e trabalhar o desenvolvimento local”, declarou.

De acordo com ele, a ideia a partir de agora é fazer oficinas para remodelar o programa. “Cada empresa é um caso, cada região é diferente e precisamos trabalhar todas essas particularidades. Vamos ter de fazer algo em uma escala muito maior do que já fizemos até hoje”, apontou.

O vice-presidente da Micro e Pequena Empresa da CACB, Luiz Carlos Furtado, destaca que o Empreender é uma marca das ACEs, das federações e da Confederação, que com o apoio do Sebrae chega na ponta e ajuda os empresários a progredirem dentro da metodologia do programa.

“Hoje temos uma grande radiografia do Brasil e sabemos onde o Empreender deu certo, onde superou as dificuldades e onde os desafios voltam para a mesa nessa retomada. Neste contexto de pandemia, na hora que arregaçarmos as mangas, vamos contribuir com as ferramentas adequadas para a superação da crise”, afirma.

O projeto

O Empreender, há mais de 20 anos, visa ao fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.

Durante a oficina desta tarde, o coordenador do programa, Carlos Rezende, apresentou um histórico do programa, dando relevância aos números alcançados pelo Empreender:

  • Cerca de 100 mil empresas atendidas no Brasil e no exterior
  • 11 convênios realizados entre a CACB e o Sebrae
  • Mais de R$ 150 milhões aplicados pelos sistemas CACB e Sebrae
  • Mais de três mil pessoas capacitadas entre técnicos da CACB e Sebrae e presidentes e executivos das Aces

“O grande sucesso está no fato de que os empresários são os próprios protagonistas da sua mudança. Eles decidem o que querem fazer e a gente orienta as ações. O projeto profissionalizou as entidades e melhorou a competitividade das empresas”, apontou Rezende.

Após a exposição, os presidentes de federações e associações comerciais elogiaram o programa e se dispuseram a trabalhar pelo desenvolvimento do Empreender em seus estados.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311