Dando continuidade à missão de aprimorar o desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), com o apoio da Faciap, realizou o evento “O Poder da Rede” no estado do Paraná. Ao longo de três dias, o programa foi implementado em Curitiba, Maringá e Cascavel, reunindo líderes de mais de 40 municípios para debater as melhores práticas de gestão e representatividade.
Durante os encontros, foram apresentados conteúdos estratégicos pelos palestrantes Iraci Salete Mataczinski e Rainer Zielasko. Eles abordaram temas como a melhoria da competitividade das micro e pequenas empresas associadas às ACES, a gestão eficiente e as práticas associativistas que promovem o desenvolvimento local.
Para o presidente da Faciap, Fernando Moraes, as ações são essenciais para garantir uma gestão eficiente e promover um ambiente de negócios robusto. “O encontro realizado em Curitiba demonstrou como a troca de experiências e o compartilhamento de boas práticas podem fortalecer as ACEs. A capacitação contínua é essencial para que os líderes possam adotar estratégias inovadoras, enfrentar desafios com coragem e contribuir efetivamente para o desenvolvimento econômico regional”, disse.
“O Poder da Rede” é uma iniciativa que adota as metodologias dos programas Empreender e AL-Invest Verde, com ênfase na cultura associativista, gestão, desenvolvimento local e serviços. Este programa marca um avanço significativo para o setor produtivo no estado, oferecendo capacitação, orientação e oportunidades de networking. Com isso, ele contribui para o fortalecimento dos empreendedores, promovendo a geração de empregos e renda e impulsionando a economia local.
O programa Empreender, criado pela CACB, já beneficiou mais de 100 mil empresários e está sendo adotado por várias associações comerciais. Sua abordagem tem como objetivo o fortalecimento das micro e pequenas empresas, facilitando a formação de núcleos de empresários do mesmo setor para elevar a competitividade através de parcerias.
O AL-Invest Verde, também desenvolvido pela CACB e liderado pela Sociedade Alemã de Cooperação Internacional (sequa), com financiamento da União Europeia, visa promover o crescimento sustentável e a criação de empregos na América Latina. O programa investe em projetos e inovações que favoreçam uma economia circular e de baixo carbono, com o objetivo de fortalecer a competitividade das micro e pequenas empresas e impulsionar o desenvolvimento econômico na região por meio de práticas sustentáveis.