Tocantins foi o último estado a receber a primeira etapa do Poder da Rede. A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), com o apoio da Federação das Associações Comerciais e Industriais do estado do Tocantins (Faciet), realizou três dias de evento, abordando temas como a melhoria da competitividade das micro e pequenas empresas associadas às ACEs, a gestão eficiente e as práticas associativistas que promovem o desenvolvimento local. Para o presidente da Federação, Fabiano Roberto, o projeto é fundamental para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento das associações.
A Federação e as associações comercias de Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Palmas, Guaraí, Colinas, Dianópolis, Araguatins e Miracema do Tocantins participaram das capacitação dos executivos e da sensibilização dos presidentes.
“O Poder da Rede” é uma iniciativa que incorpora as metodologias dos programas Empreender e AL-Invest Verde, focando na cultura associativa, gestão, desenvolvimento local e prestação de serviços. Este programa avança o setor produtivo do estado ao fornecer treinamento, orientação e networking.
O Empreender, desenvolvido pela CACB, já beneficiou mais de 100 mil empresários e está sendo adotado por diversas associações comerciais. Seu objetivo é fortalecer as micro e pequenas empresas, promovendo a formação de grupos de empresários do mesmo setor para aumentar a competitividade por meio de parcerias.
O AL-Invest Verde, representado pela CACB, no Brasil, e liderado pela Sociedade Alemã de Cooperação Internacional (sequa), com financiamento da União Europeia, busca promover o crescimento sustentável e a geração de empregos na América Latina. O programa investe em projetos e inovações que favoreçam uma economia circular e de baixo carbono, visando fortalecer a competitividade das micro e pequenas empresas e impulsionar o desenvolvimento econômico na região com práticas sustentáveis.