A 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da CACB em 2024, realizada nesta terça-feira (20), foi marcada pela apresentação de novas frentes de atuação, oportunidades de negócios e divulgação de calendário para os próximos meses.
Pensando no mercado externo, o presidente da CACB, Alfredo Cotait, fez uma prévia do anúncio da Brazilian Chamber of Commerce (BRCC), que será inaugurada nesta quarta-feira (21). “O objetivo não é aumentar recursos, é dar oportunidade para pequenas empresas em missões”, explicou.
Ainda durante a reunião, foi assinado um convênio com o Instituto Liberal de São Paulo (Ilisp), focado em aprimorar os direitos à vida, à liberdade e à propriedade no Brasil. O acordo vai viabilizar apoio para a implementação da Lei da Liberdade Econômica (LDE) no maior número de municípios e estados do país. “Sem inventar a roda é possível ajudar a implementação fortalecendo as indústrias, o comércio e serviços”, explicou Marcelo Faria, presidente do Instituto.
Outra novidade apresentada foi a parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). “Nós precisamos levar soluções empresariais para a base, essa parceria tem capilaridade com uma empresa que tem expertise”, apontou Ernesto Reck, 1ª vice-presidente da CACB.
O CEO do CIEE, Humberto Casagrande, agradeceu a oportunidade dada pelo presidente Alfredo e apontou que é uma parceria “ganha-ganha”, que irá beneficiar todos, tanto os jovens em busca de emprego quanto as empresas em busca de mão de obra: “Hoje, as pessoas não querem só consumir o produto, querem viver uma experiência”.
No que diz respeito ao meio ambiente, foi apresentado o plano de implementação da parceria da CACB com a Cooperativa de Geração Compartilhada (Cogecon), que conecta usinas de energia limpa, concessionárias e consumidores, viabilizando menos custo para os parceiros, seja pessoa física ou jurídica. A adesão começará pelas federações e depois passará para as associações e de forma escalonada nos estados do país.
Tim-tim
O encontro não celebrou somente novas ações, também foi a oportunidade para a CACB apresentar resultados de outras atividades. Um exemplo foi a atuação do programa Empreender (realizado em parceria com o Sebrae, apoiando empresários de um mesmo segmento), que viabilizou a produção de vinhos em pleno cerrado. “Promover o vinho brasileiro só é possível porque estamos recebendo incentivo, hoje temos um laboratório que traz desenvolvimento econômico para toda a região”, explicou Ademir Cenci, sócio da Vinícola Brasília.
Segundo Semestre
O regulamento eleitoral foi aprovado e as chapas devem ser registradas até o dia 23 de setembro. A eleição da presidência da Confederação, referente aos anos 2025/2028, será realizada no dia 12 de novembro, às 11h, na sede da CACB, em Brasília.
A próxima reunião do Conselho será em setembro, de forma remota, provavelmente no dia 25 de setembro. O Congresso da CACB será entre os dias 12 e 14 de novembro no hotel Golden Tulip, em Brasília. “Conclamo a todos os presidentes que se organizem e venham”, pediu o presidente Alfredo Cotait Neto.
CMEC
Ana Claudia Badra Cotait usou seu momento de fala para convidar os presentes para o “Liberdade para Empreender”, que irá acontecer no dia 2 de dezembro, em São Paulo. “Gostaria de pedir ajuda a vocês, (presidentes) a organizarem e incentivarem as suas conselheiras a participar do evento”. Ela ainda relatou seu desejo de organizar um painel focado nas mulheres empreendedoras durante o Congresso da CACB, em novembro.
Confira mais fotos no nosso flickr.