
Foto: Banco de imagens
Microempreendedores individuais (MEIs) ganharam um novo canal para acessar oportunidades no setor público com o lançamento da plataforma Contrata+Brasil. A iniciativa visa facilitar a participação desses pequenos negócios em contratações para serviços como reparos e manutenção, impulsionando a geração de emprego e renda.
A plataforma do governo federal é gratuita, intuitiva e permite que esses empreendedores tenham acesso simplificado às oportunidades de prestação de serviços a municípios, prefeituras, estados e para o governo federal, sem necessidade de mudanças na Lei de Licitações. Estima-se que o mercado de serviços de pequeno porte movimente cerca de R$ 6 bilhões anualmente, volume que agora pode ser mais acessível aos microempreendedores.
A meta é impactar até 1 milhão de MEIs em 2025, garantindo que tenham mais oportunidades para expandir seus negócios. Para facilitar o acesso, a ferramenta enviará notificações via WhatsApp, informando sobre novas demandas disponíveis na região de cada usuário.
Além da rápida finalização das contratações – que poderão ser concluídas em até cinco dias –, a plataforma reduz a burocracia, tornando mais simples para os MEIs oferecerem seus serviços ao setor público.
Próximos passos
No futuro, o projeto prevê a inclusão de micro e pequenas empresas, cooperativas e, eventualmente, empresas de maior porte. Com isso, a iniciativa busca impulsionar a economia local, fortalecer pequenos negócios e ampliar as oportunidades para os microempreendedores no setor de prestação de serviços públicos.