Imprensa
Economia

Nova plataforma amplia acesso de MEIs aos contratos públicos

Ferramenta gratuita promete facilitar contratações e movimentar R$ 6 bilhões no setor de serviços

14 de fevereiro de 2025 às 16:06

Foto: Banco de imagens

Microempreendedores individuais (MEIs) ganharam um novo canal para acessar oportunidades no setor público com o lançamento da plataforma Contrata+Brasil. A iniciativa visa facilitar a participação desses pequenos negócios em contratações para serviços como reparos e manutenção, impulsionando a geração de emprego e renda.

A plataforma do governo federal é gratuita, intuitiva e permite que esses empreendedores tenham acesso simplificado às oportunidades de prestação de serviços a municípios, prefeituras, estados e para o governo federal, sem necessidade de mudanças na Lei de Licitações. Estima-se que o mercado de serviços de pequeno porte movimente cerca de R$ 6 bilhões anualmente, volume que agora pode ser mais acessível aos microempreendedores.

A meta é impactar até 1 milhão de MEIs em 2025, garantindo que tenham mais oportunidades para expandir seus negócios. Para facilitar o acesso, a ferramenta enviará notificações via WhatsApp, informando sobre novas demandas disponíveis na região de cada usuário.

Além da rápida finalização das contratações – que poderão ser concluídas em até cinco dias –, a plataforma reduz a burocracia, tornando mais simples para os MEIs oferecerem seus serviços ao setor público.

Próximos passos

No futuro, o projeto prevê a inclusão de micro e pequenas empresas, cooperativas e, eventualmente, empresas de maior porte. Com isso, a iniciativa busca impulsionar a economia local, fortalecer pequenos negócios e ampliar as oportunidades para os microempreendedores no setor de prestação de serviços públicos.

Últimas Notícias

Correio Braziliense destaca criação de rede parlamentar em apoio ao empreendedorismo feminino Correio Braziliense destaca criação de rede parlamentar em apoio ao empreendedorismo feminino
NA MÍDIA 22 de outubro de 2026 às 16:10

Correio Braziliense destaca criação de rede parlamentar em apoio ao empreendedorismo feminino

Alfredo Cotait defende atualização do Simples Nacional em artigo no Poder360 Alfredo Cotait defende atualização do Simples Nacional em artigo no Poder360
NA MÍDIA 21 de outubro de 2026 às 15:03

Alfredo Cotait defende atualização do Simples Nacional em artigo no Poder360

Novo teto e perdão de dívidas do MEI passam a valer em 2027 Novo teto e perdão de dívidas do MEI passam a valer em 2027
SETOR PRODUTIVO 21 de outubro de 2026 às 14:21

Novo teto e perdão de dívidas do MEI passam a valer em 2027

CACB fortalece economia circular em Alagoas com orientação a pequenos negócios e apoio à reciclagem CACB fortalece economia circular em Alagoas com orientação a pequenos negócios e apoio à reciclagem
SUSTENTABILIDADE 20 de outubro de 2026 às 16:39

CACB fortalece economia circular em Alagoas com orientação a pequenos negócios e apoio à reciclagem

Empreendedorismo feminino deverá ganhar frente parlamentar no Congresso Nacional Empreendedorismo feminino deverá ganhar frente parlamentar no Congresso Nacional
ATUAÇÃO POLÍTICA 20 de outubro de 2026 às 15:41

Empreendedorismo feminino deverá ganhar frente parlamentar no Congresso Nacional

Promulgado pelo Congresso Nacional, fim da escala 6×1 traz preocupação ao setor produtivo Promulgado pelo Congresso Nacional, fim da escala 6×1 traz preocupação ao setor produtivo
SETOR PRODUTIVO 16 de outubro de 2026 às 15:06

Promulgado pelo Congresso Nacional, fim da escala 6×1 traz preocupação ao setor produtivo

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel