A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) participa esta semana, no Uruguai, da II Reunião da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), que reúne representantes dos 13 países que compõem a associação, para discutir os rumos da emissão do Certificado de Origem Digital (COD). O executivo da CACB, professor Aduaneiro e consultor e assessor em comércio exterior, Francisco Soler, representa a Confederação.
Nos dois primeiros dias do encontro, o grupo discutiu tecnicamente o processo de certificação de origem em cada um dos 13 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela). Nos outros dois dias, os participantes farão reuniões de coordenação para estabelecer relações bilaterais para definir prazos e condições do uso do COD entre um país e outro.
Para Soler, o encontro é importante para estarmos atualizados com relação ao sistema de recepção da assinatura da Aladi. “Se houver alguma alteração na estrutura do COD, precisamos atualizar nosso sistema e, consequentemente, disponibilizá-los aos exportadores”, disse.