1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / CDES

No Conselhão, 2ª rodada de CTs debate competências federativas

Esta é a segunda rodada das comissões de trabalho do CDES, que começou na terça-feira e vai até esta quinta

13 de setembro de 2018 - 11:35

A segunda rodada das comissões de trabalho (CTs) do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) começou nesta terça-feira (11). “Competências Federativas” foi o tema debatido entre os conselheiros, assessores e especialistas. Essa etapa do trabalho se estende até esta quinta-feira (13) e ocorre nas dependências da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília.

Conselheiro do CDES, o presidente da CACB, George Pinheiro, participa do encontro acompanhando da Superintendente da Confederação, Juliana Kämpf.

A conselheira Renata Vilhena, coordenadora do grupo, deu início aos trabalhos resgatando os principais pontos levantados na reunião anterior, para garantir o alinhamento de informações a todos os participantes. Ela retomou as principais considerações trazidas pelos especialistas e apresentou as propostas iniciais elaboradas pelos conselheiros no encontro realizado em agosto.

Uma dessas propostas fazia referência à tipologia dos municípios. Para abordar o assunto, foi convidado o assessor técnico do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), Bernardo Marques. Ele também abordou aspectos como a regionalização e a cooperação intermunicipal.

À luz da exposição de Bernardo, se instaurou um debate. Os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e apresentar diferentes pontos de vista sobre o tema.

No período da tarde, os conselheiros iniciaram a construção das propostas. Reunidos em grupos, discutiram dotação orçamentária, implantação de indicadores e metas nos ciclos de planejamento, revisão e uniformização de regulamentação de competências concorrentes e protagonismo nas atribuições de competências, entre vários outros assuntos relacionados ao federalismo brasileiro.

Ao término, foram apresentadas dez recomendações que, a partir de agora, serão trabalhadas para a construção de um relatório final.

A comissão de trabalho sobre competências federativas volta a se reunir em 6 de novembro, quando o documento final será validado pelos participantes. Os resultados das três comissões serão entregues ao presidente da República que, por sua vez, levará ao conhecimento da equipe de transição do próximo governo eleito.

Fonte: CDES

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Neusa Galli Fróes
    Froés berlato associadas

    Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • neusa@froesberlato.com.br
    Telefones:
    (51) 3388 6847 / (51) 9123 6847

    E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311