O segundo maior jornal da França, “Le Figaro”, entrevistou o presidente Alfredo Cotait Neto sobre a Reforma Tributária. Sob o título “Brasil: após trinta anos de batalha política o país finalmente adota um verdadeiro regime de IVA”, a correspondente do periódico no Rio de Janeiro, Eléonore Hughes, narra os objetivos da Reforma: “Simplificar um dos sistemas tributários mais complexos do mundo”, melhorar a transparência tributária e incentivar a adesão ao pagamento de impostos.
Na matéria, a jornalista também explica que a nova lei cria dois impostos: uma contribuição federal (CBS) e um imposto estadual e municipal (IBS). Juntas, essas taxas formarão o Imposto sobre Valor Agregado (IVA).
Ao jornal, o presidente da CACB argumentou que o governo deveria ter feito primeiro uma reforma administrativa “para conhecer o tamanho real do Estado e, então, implementar uma reforma tributária adequada”.
A reportagem foi publicada no site do “Le Figaro” no dia 24 de janeiro e também ouviu as opiniões de professores da Fundação Getúlio Vargas, Universidade de São Paulo (USP) e da Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos). O “Le Figaro” é um tradicional formador de opinião com 198 anos de fundação.