
Foto: Empreender
O estado de Santa Catarina está entre os cinco do Brasil que mais empregam na indústria automotiva. Segundo a federação das indústrias do Estado (Fiesc), o setor é responsável por 9,43% do total de exportações, ocupando a sexta posição no ranking de vendas para fora.
Por anos, a oficina mecânica Turbosul, que possui sede nos municípios de Biguaçu e Itajaí, se destacou no setor de turboalimentadores. Com 38 anos de história, a empresa acompanhou as transformações do mercado automotivo, mas percebeu que, para se manter relevante, precisaria evoluir. “Nossa principal área de atuação sempre foi a turboalimentação, mas com a expansão desse sistema para veículos leves, tivemos que nos adaptar e aprender a atender esse novo público”, explica Marcos Einloft, diretor da firma.
A necessidade de atualização e de uma rede de apoio levou a Turbosul a se inscrever no “Projeto Rota Automotiva”, iniciativa que, desde outubro de 2023, vem capacitando oficinas mecânicas. Desenvolvido pela Federação das Associações Comerciais de Santa Catarina (Facisc) com o apoio do “Programa Empreender” da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), oferece qualificações técnicas e estratégicas para que as empresas se tornem mais competitivas.
O Projeto Rota Automotiva também visa promover o crescimento do setor automecânico com base no associativismo, estimulando o comportamento ético e profissional, o aperfeiçoamento e a atualização constante na área, sempre com o intuito de prestar um serviço diferenciado e de qualidade aos clientes.

Treinamento Técnico de Turbocompressores | Foto: Empreender
“A ideia do “Rota Automotiva” foi apresentada à consultora regional da Facisc, que viu um grande potencial e nos ajudou a estruturá-lo”, explica Douglas Freitas, consultor responsável pela iniciativa. Desde então, o projeto tem crescido, reunindo 29 empresas nucleadas e promovendo 10 treinamentos em 28 turmas, totalizando cerca de 290 participantes.
A troca de conhecimentos tem sido essencial para consolidar um mercado mais unido e preparado para os desafios da inovação tecnológica. “Enquanto muitos concorrentes ainda não perceberam essa nova realidade do mercado de turboalimentadores, nós estamos nos preparando para atender um novo perfil de cliente, que é o proprietário individual do veículo. Ele tem necessidades diferentes e precisa de um atendimento mais didático e personalizado”, explica Marcos Einloft,
Para Leandro Correa, da Mecânica GB, que também participou do projeto, “a interação com outros profissionais da área durante o treinamento foi muito proveitosa. Além do conhecimento técnico adquirido, foi uma ótima oportunidade para fazer networking e trocar experiências”. Já Alexandre Ferreira Furlanetto, da Bem Auto Soluções Automotivas Ltda, ressaltou outros aspectos: “A abordagem prática ajudou muito a entender os conceitos. Saio daqui me sentindo mais confiante para aplicar o que aprendi no meu trabalho”, destaca.
Agora, com a conclusão da fase de treinamentos, o próximo passo do projeto será é a realização de pesquisas finais e a elaboração de relatórios para mensurar os avanços alcançados. Segundo Douglas Freitas, a iniciativa prova que o associativismo é uma ferramenta poderosa para o fortalecimento das pequenas empresas. “Juntos, conseguimos mais. É isso que move o Núcleo Rota Automotiva e fortalece o setor em nossa região”, conclui.

Treinamento Rede Can + Osciloscópio e Instrumentação Automotiva | Foto: Empreender
Capacitação na prática
O projeto “Rota Automotiva” oferece treinamentos técnicos e especializados, abrangendo desde elétrica veicular básica até diagnósticos avançados em veículos de alto padrão, como os da BMW. Os cursos combinam teoria e prática, proporcionando um aprendizado completo e imediato para aplicação nas oficinas.
Destacam-se treinamentos técnicos de turbocompressores, elétrica básica veicular, diagnóstico em veículos BMW, transmissão automática, método oficina de elite, sistema de injeção básico, Rede Can + Osciloscópio e instrumentação automotiva e técnico de injeção eletrônica avançado + método PA.
Sobre o Empreender
O programa Empreender é desenvolvido pela CACB e já atendeu mais de 100 mil empresários. Atualmente, está sendo implementado em diversas associações comerciais. Ele é realizado em parceria com o Sebrae e tem como meta o fortalecimento das micro e pequenas empresas. Com a ajuda de um consultor, os próprios empresários discutem suas dificuldades e buscam soluções em conjunto, fortalecendo o setor na sua região.